As Casas de Axé de Paulista - PE já podem se inscrever gratuitamente para participar de uma exposição fotográfica coletiva, intitulada “Exposição Fotográfica Memórias da Minha Religião”. A iniciativa da produtora cultural Nathalia de Ògún abordará as tradições, rituais, histórias e o impacto dessas casas de matriz Africana e Afro-indígena na formação cultural e social da região.
Paulista possui uma população majoritariamente negra, e as casas de Axé representam não apenas espaços de fé, mas também de resistência cultural e comunitária. Portanto, a execução do projeto se insere no contexto de valorização da cultura local e da luta contra a invisibilidade das tradições afro-brasileiras, promovendo a inclusão, o respeito e a diversidade.
O projeto tem a parceria com a Associação Amigos de Nossa Senhora da Conceição, Ponto de Cultura Anarriê e Canal Pernambuco no Ar, contribuindo para a preservação da memória das religiões afro-brasileiras e conta com o incentivo da Política Nacional Aldir Blanc - Paulista.
A exposição acontecerá no dia 28 de novembro dentro da programação cultural do I Festival Novembro Negro, que será realizado, na praça Sebastião Gomes de Melo – Terminal do Ônibus de Pau Amarelo – Paulista e contará com fotografias, vídeos, objetos de culto e entrevistas com membros dessas casas, proporcionando uma visão aprofundada sobre o Candomblé, Jurema Sagrada, Umbanda e outras práticas religiosas de matriz africana e afro-indígena presentes no município.
Inscrições e Informações
Serão selecionadas até 100 (cem) Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Afro-indígena / Povos de Terreiro, garantindo diversidade territorial.
A seleção será realizada por Comissão de Curadoria composta por artistas, produtores culturais e representantes dos movimentos religiosos de matriz africana e afro-indígena. Serão considerados os seguintes critérios:
Pertinência ao tema “Memórias da Minha Religião”;
Relevância cultural e representatividade;
Qualidade estética e narrativa da fotografia;
Valorização da identidade afro-brasileira.
As casas interessadas podem fazer sua inscrição gratuitamente neste link, até o dia 31 de outubro. O resultado da seleção será divulgado até 17 de novembro.
Cada Terreiro poderá anexar até 05 (cinco) fotografias no ato da inscrição. A equipe de curadoria do projeto selecionará 01 (uma) fotografia de cada Terreiro para integrar a exposição e ficará responsável pela impressão das fotografias em formato expositivo adequado.
Para mais informações, basta entrar em contato pelo número (81) 98351-6041 e também no e-mail nathaliabringel87@gmail.com.
SERVIÇO - Casas de Axé de Paulista são convidadas a se inscrever em Exposição Fotográfica
Data Limite para Inscrição: Até 31 de Outubro
Link de Inscrição: https://tinyurl.com/2d695po5
Produção e Informações: (81) 98351-6041 - Nathalia de Ògún
Instagram: https://www.instagram.com/nathaliabringel/