Por Cátia Oliveira
Nesta quarta-feira (15), a Unidade de Saúde da Família (USF) Quirino Ribeiro, localizada no bairro de Nossa Senhora da Conceição, realizou uma manhã especial de atividades voltadas aos cuidados da saúde da mulher. A iniciativa da Prefeitura do Paulista, promovida pela Secretaria de Saúde do município, teve como objetivo alertar as mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, no mês que marca a conscientização sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce: o Outubro Rosa.
Na ocasião, foram realizadas 20 consultas médicas, 10 exames de prevenção com encaminhamentos para mamografia, entre outros procedimentos, além de 10 testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais. As participantes puderam contar também exercícios de saúde, conduzidos por um educador físico, serviços de auriculoterapia, ventosaterapia, massagem e sorteio de brindes.
Durante a atividade, a psicóloga Maria Rosa Ramos Ataíde, que atua na USF Quirino Ribeiro, e integra a equipe composta por profissionais de saúde de diferentes áreas e-Mult, fez uma explanação sobre conscientização do trabalho da mulher e a importância do autocuidado. “As mulheres trabalham cuidando das irmãs, depois casam, cuidam do esposo, da casa, dos filhos, dos netos. E é fundamental momentos como esses, em que a gente possa incentivá-las a promoverem o autocuidado; a se amarem e a convidarem outras mulheres para abraçar esse tipo de iniciativa de cuidados com a própria saúde”, pontuou
A dona de casa Mônica Silva, de 36 anos, moradora do bairro, aproveitou a ampliação do número de atendimentos promovido pela ação, para realizar consulta médica de prevenção e utilizar demais serviços oferecidos. “Vim fazer prevenção hoje porque, muitas vezes, tem uma demanda grande durante a semana e não dá tempo de chegar. Mas, nessa manhã, o número de fichas foi ampliado e já estou aguardando atendimento, estou achando ótimo”, celebrou.
Maria das Graças da Silva, 62, também dona de casa, felicitou mais essa ação em saúde realizada no Outubro Rosa. “Estou amando essa iniciativa aqui do Quirino Ribeiro. Me cuido sempre que posso e passo com frequência aqui no posto. Participo de todas as ações, principalmente quando vem o carro da mamografia: o amigo do peito. Hoje, vou aproveitar e realizar consulta com o clínico ", afirmou.
Para a médica da família, Isabela Oliveira, as campanhas de conscientização do Outubro Rosa são importantes para aproximar ainda mais os serviços de saúde da comunidade e do rastreio do câncer de mama. “Hoje é um dos dias que buscamos trazer a comunidade para mais perto da gente. E como estamos no Outubro Rosa, sabemos da importância dessa temática na prevenção do câncer de mama, embora a gente entenda que precisa sensibilizar as mulheres todos os dias estimulando o autocuidado de forma holística. Nessa ação, estamos ofertando alguns serviços sob demanda espontânea, sem precisar de agendamento. E nas consultas e resultados de exames, estamos orientando as pacientes sobre para a importância da prevenção” destacou.
Para a gerente da Unidade de Saúde, Edna Alves, ações com esta temática, reforçam a importância da comunidade se aproximar de suas unidades de saúde e atentar para o autocuidado. “Fizemos uma apresentação aqui mostrando como se cuidar, como cuidar das mamas, a observar alterações no mamilo, vermelhidão, a presença de nódulos fixos e indolores que podem ser representar sinais de alerta. Discutimos também sobre hábitos saudáveis, controle de peso e a importância da prática regular de atividades físicas. Procuramos também ampliar os atendimentos e oferecer às mulheres um dia diferente de orientações em saúde e bem-estar”, ressaltou.
O vice-prefeito, Felipe Andrade, presente na ocasião, ressaltou a relevância da continuidade dos serviços oferecidos. “Sabemos que a ação faz alusão ao Outubro Rosa, que é uma forma de lembrar e reforçar a conscientização e os cuidados com a prevenção ao câncer de mama. Mas, é importante continuarmos trabalhando para que esses atendimentos cheguem sempre em mais comunidades, contemplando cada vez mais mulheres. Afinal de contas, a saúde de uma mulher repercute em toda a família. E é importante reforçar a ampliação e a continuidade desses serviços para uma melhor qualidade de vida da população”, declarou.
Fotos: Renato Ramo / SEI