Por Cátia Oliveira
Com o objetivo de garantir mais segurança e estabilidade para os moradores que vivem em áreas de encosta, a Prefeitura do Paulista segue avançando na construção de um muro de arrimo no bairro de Arthur Lundgren II. A iniciativa, executada pela Secretaria de Infraestrutura, visa prevenir deslizamentos de terra, proteger as edificações e melhorar a mobilidade da população local.
O projeto contempla a construção de um muro de arrimo com mais de 136 metros de extensão, beneficiando diretamente cerca de 270 moradores das Ruas Santa Maria da Boa Vista, Travessa Surubim e Avenida Paulista. A obra, iniciada em abril deste ano, inclui a implantação de muro de contenção em pedra e alvenaria, canaletas de concreto, caixas de drenagem e pavimentação. O investimento é de mais de R$ 1,2 mi, fruto da parceria entre a Prefeitura do Paulista e o Governo Federal, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Desenvolvimento e Sustentabilidade.
Para a moradora Gabriela Melissa Santos Martins, de 27 anos, a obra representa um avanço importante em termos de segurança e qualidade de vida. “Pra gente que mora aqui no alto da barreira vai ser um grande benefício, vai melhorar bastante. E chegou em muito boa hora, que estamos agora com criança de colo e não é fácil o deslocamento”, afirmou.
A aposentada Josefa Maria da Conceição, de 83 anos, moradora do local há três décadas, também comemorou a intervenção. “Aqui é muito cheio de altos e baixos, e quando chove fica muito perigoso. Há trinta anos que moro aqui e nunca fizeram nada de melhoria, só agora chegou essa obra que vai ser muito boa para todos aqui”, ressaltou.
Segundo a engenheira civil Cynthia Gouvea Bezerra, da Secretaria de Infraestrutura, os trabalhos estão em ritmo acelerado. “O primeiro trecho da obra foi concluído: fizemos a limpeza da vegetação, de todo o talude, a escavação e a construção de um muro de 30 metros. Agora estamos iniciando uma nova etapa, com outro muro para segurar o pavimento superior das casas contemplando um trecho da rua principal, a travessa Surubim, além da Rua Santa Maria da Boa Vista. É uma ação importante que vai beneficiar dezenas de moradores e melhorar a qualidade de vida da população local e dos arredores”, destacou.
A previsão é de que a obra seja concluída até abril de 2026.
Fotos de drone: Marcos Nascimento /SECOM
Demais fotos: Priscila Silva / SEI