Por Taylinne Barret
Com o objetivo de qualificar o suporte às vítimas de violência doméstica no município do Paulista, o Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL) da Polícia Civil promoveu, na manhã desta quinta-feira (09), um curso de atualização sobre a Lei Maria da Penha voltado para delegados (as) e comissários (as) que atuam na 5ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). A capacitação aconteceu no Centro da Mulher Empreendedora, no Centro da cidade, e contou com a parceria da Secretaria Executiva da Mulher do município.
A coordenadora regional metropolitana da Secretaria da Mulher do Estado, Renata Espíndola, participou do evento e destacou a importância da integração entre os órgãos de atendimento. “Este evento é fundamental não apenas para o município, mas para toda a rede que presta suporte a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Ainda enfrentamos desafios na integração dos serviços, por isso promovemos este momento de formação, em parceria com a delegada Bruna Falcão, gestora da DPMUL, para garantir um padrão de atendimento que evite a revitimização dessas mulheres”, assegurou.
A secretária executiva da Mulher do Paulista, Fabrina Juliana, também participou do encontro e aproveitou o momento para apresentar aos delegados a equipe do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) de Paulista e as ações desenvolvidas no município, reforçando o diálogo e a integração entre as redes de proteção. Ela agradeceu a presença dos participantes e destacou a importância da união de esforços entre os órgãos públicos.
“A parceria entre o Estado e o município reforça o compromisso da gestão em promover um atendimento cada vez mais humanizado e qualificado nas delegacias especializadas, assegurando os direitos e a dignidade das mulheres. Também destacamos a importância de que esse acolhimento continue sendo pautado pela empatia e pelo compromisso no enfrentamento à violência contra a mulher”, ressaltou Fabrina.