Por Antonio Assis
A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e da Gerência de Programas e Projetos, vem fortalecendo as ações de prevenção e combate à evasão escolar na rede municipal de ensino. A iniciativa conta com o apoio da plataforma Busca Ativa Escolar, do Governo Federal, voltada à identificação e reintegração de crianças e adolescentes que estão fora da escola.
Desde o início do ano letivo, equipes da Secretaria têm percorrido as mais de 60 unidades municipais de ensino para capacitar gestores e responsáveis no uso da plataforma, além de conscientizar sobre a importância do acompanhamento da frequência escolar.
De acordo com a Secretaria de Educação, a estratégia vai além dos muros da escola. Foi criada uma rede de apoio intersetorial, com participação dos Conselhos Tutelares e da Secretaria de Saúde, por meio dos agentes comunitários. Quando um aluno é identificado em situação de evasão ou infrequência, a escola emite um ofício ao Conselho Tutelar, com cópia para a Secretaria de Educação, detalhando o caso e fornecendo informações que auxiliem na localização do estudante.
Além das ações diretas de busca, a Secretaria tem aproveitado momentos de atendimento às famílias realizando entrega de uniformes, declarações do Bolsa Família e renovação de matrículas para atualizar contatos e fortalecer o vínculo com os responsáveis.