Por Cátia Oliveira
Nos dias 16 e 23 de outubro, a partir das 14h, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas Eliane Maria José Aguiar (CAPS-AD), promoverá mais uma edição do projeto “Escola Sem Drogas”. As atividades acontecem no Colégio Municipal José Firmino da Veiga, localizado na Travessa Sabugi, s/n, no bairro do Nobre.
Durante as atividades, voltadas aos adolescentes a partir dos 14 anos, das turmas do 9º ano da unidade de ensino, os profissionais do CAPS-AD conduzirão uma roda de diálogo apoiada por materiais audiovisuais. O momento será dedicado ao esclarecimento de dúvidas e à abordagem preventiva sobre os impactos físicos, emocionais e sociais do uso de substâncias psicoativas.
A ação tem como propósito orientar e conscientizar os jovens sobre os efeitos dessas substâncias no corpo e na mente, promovendo um ambiente de acolhimento, escuta e reflexão.
A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), uma política intersetorial que integra as áreas de Saúde e Educação, voltada ao cuidado e à promoção da saúde de crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino.