AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 08/10/2025 - Saúde
0:00
Paulista promove atividades com serviços de saúde e bem-estar para celebrar Dia do Idoso

Por Cátia Oliveira


Com o objetivo de marcar as comemorações pela passagem do Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1° de outubro, e refletir sobre os desafios do envelhecimento e a importância de políticas públicas que promovam a autonomia e um envelhecimento saudável, a Prefeitura do Paulista, por meio Secretaria de Saúde do Paulista, a partir da coordenação do programa Saúde em Movimento, realizou na manhã desta quarta-feira (8), um conjunto de atividades e cuidados para a terceira idade. A iniciativa aconteceu no Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves, localizado no bairro do Nobre.


Na abertura do evento, os integrantes do Saúde em Movimento e Academia da Saúde contaram com um aulão coletivo conduzido pelos profissionais desses programas, que realizaram com cerca de 90 participantes, alongamentos, exercícios físicos e movimentos de dança ao som de uma variada trilha sonora. 


Na ocasião, os homenageados da terceira idade também puderam dispor de diversos serviços de saúde e bem-estar, como massoterapia, auriculoterapia, anamnese capilar, teste de glicose, aferição de pressão, vacinação humana, além de sessões de maquiagem gratuita e corte de cabelo.  


Durante o evento foi realizado ainda um desfile de moda com as participantes, que puderam experimentar uma coleção de roupas produzidas pelo estilista senegalês Lassana Mangassouba. Para Telma Leão da Silva, de 64, de  Maranguape I, porta-estandarte do grupo carnavalesco As Vaidosas da PE-22, o desfile trouxe uma marca cultural importante. “Toda essa movimentação também é uma representação da nossa produção artística, é uma forma de mostrarmos nossa ancestralidade, mostrar um pouco da nossa cultura. E estou achando maravilhoso participar desse evento, experimentar um look tão bonito e diferenciado, além de reencontrar tantas amizades da Academia da Saúde”, afirmou.  


Quem também felicitou a iniciativa foi o estilista senegalês Lassana Mangassouba. “Quando me convidaram para fazer o desfile com esse público da terceira idade, gostei muito. Sabemos que os idosos precisam de cuidado e atenção, mas são muito afetuosos e animados. Ficaram muito felizes por vivenciarem algo diferente e também familiar pois existe uma grande conexão da África com o Brasil. E, pra mim, foi muito gratificante trazer essa cultura de lá, do Senegal, pra cá”, ressaltou.  


Outra participante que elogiou o evento foi a dona de casa Magdala Regina Buarque, de 65 anos. Integrante do Saúde em Movimento, no bairro de Jardim Paulista. Ela aproveitou a ocasião para uma sessão gratuita de maquiagem. "Na adolescência me maquiava, mas depois de tantos anos parei. Achava que por ser uma senhora, tinha que estar com o rosto limpo, simples. Quando vi as idosas tudo fazendo, vim aqui e fiz. Gostei muito, assim como gosto das atividades físicas e sempre que faço os exercícios me sinto muito viva: minha vontade é de pular, dançar e me exercitar sempre”, revelou.


Outro entusiasta do Saúde em Movimento é o aposentado Enoque Cavalcanti de Souza, de 76 anos, morador do bairro do Fragoso. “Não perco um exercício da Academia da Cidade, sempre vou para a Vila Torres Galvão. Acho maravilhoso que exista uma iniciativa dessas no nosso município. Hoje, vim fazer ginástica aqui com as minhas colegas e aproveitar os serviços oferecidos”,  pontuou. 



Saúde em Movimento 


O programa ‘Saúde em Movimento’ dispõe de 21 polos que se somam a 7 da ‘Academia da Cidade’, beneficiando o público de idosos com aulas práticas de educação física e educação em saúde, que inclui desde uma melhor qualidade de sono à adoção de novos hábitos alimentares. A iniciativa visa ainda a promoção do bem-estar dos participantes, a partir da interação social.


De acordo com Nataly Sousa, coordenadora do Saúde em Movimento, vinculado à Superintendência de Políticas Estratégicas, da Secretaria de Saúde, o trabalho ministrado busca promover tanto uma vida mais saudável, como o bem-estar social e mental da população.  Segundo ela, a iniciativa é uma maneira de mostrar a importância de uma política pública dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) que pensa o exercício físico com todas as suas possibilidades: de prevenção às doenças, promoção à saúde e recuperação do paciente.


Sobre a comemoração do Dia do Idoso, a gestora afirma que a atividade buscou reunir os diversos objetivos que envolvem os programas. “Tivemos várias atividades e serviços no dia de hoje. Buscamos, aqui, promover um dia de bem-estar e valorização da autoestima das pessoas idosas, assim como sua trajetória. Buscamos ainda enfatizar a ancestralidade e o empoderamento das mulheres, bem como estimular a prática do cuidado com a saúde”, finalizou Nataly.

F
otos: Renato Ramo - SEI 

         e Cátia Oliveira





Imagens Relacionadas