Por Renata Luna
Com o objetivo de reforçar a importância de manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada, a ‘Caravana do Zé Gotinha’ chegou, nesta quarta-feira (8), à Escola Municipal Marcílio Dias, no bairro de Pau Amarelo, em Paulista.
"Essa ação tem grande importância, pois serve como um chamamento para a atualização da caderneta vacinal. Hoje damos início à Caravana do Zé Gotinha, um programa do Governo do Estado que está sendo ampliado para os municípios. Esta escola foi selecionada para o lançamento por ter apresentado uma alta demanda na última campanha de vacinação. Esta iniciativa marca o início das atividades que culminarão no 'Dia D' da multivacinação, programado para 18 de outubro, quando todos os postos de saúde estarão abertos para garantir ampla cobertura vacinal’, explicou a Secretária de Saúde do Paulista, Sônia Arruda.
Conhecido pelo seu carisma, o personagem Zé Gotinha, símbolo nacional da vacinação infantil, tem papel fundamental nas campanhas de imunização. A presença dele foi recebida com entusiasmo pelas cerca de 300 crianças da unidade que não esconderam a alegria ao encontrá-lo.
Ao saber que a campanha de multivacinação seria realizada na escola dos filhos, a dona de casa Andresa Fernanda, mãe de três crianças, Lívia Fernanda, de 9 anos, Jorge Fernando, de 10, e Ivo Gabriel, de 6, fez questão de acompanhá-los. Atenta ao calendário vacinal, ela ressaltou a importância de manter a imunização em dia. “Acho que é importante para fortalecer a imunidade deles, para ajudar na prevenção de doenças. A Lívia e Jorge tomaram a vacina contra HPV, o Ivo Gabriel recebeu a vacina contra varíola”, contou.
Com foco em crianças de 4 a 12 anos, a ação de multivacinação ofereceu diversas vacinas durante a ação. Entre elas, estavam doses contra HPV, gripe, Covid-19, varicela, meningite meningocócica dos tipos C e ACWY, poliomielite, tríplice viral, entre outras.
Sobre a vacinação nas escolas municipais, a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Rúbia Simões, destacou que a ação faz parte de um trabalho contínuo ao longo do ano. "A vacinação nas escolas já vem sendo realizada desde o início do ano, em várias unidades distribuídas pelo território. Hoje, especificamente, contamos com a presença da equipe do Estado e do personagem Zé Gotinha, que ajuda a atrair a atenção das crianças e da comunidade para a importância da imunização. Mas é importante lembrar que essa mobilização não é pontual, ela faz parte de um esforço permanente, que segue acontecendo nas demais escolas", explicou a coordenadora.
A coordenadora da Vigilância em Saúde do município Renata Albuquerque comemorou a participação das famílias na ação de vacinação. “Estou satisfeita em ver que houve uma boa adesão. Estivemos em contato próximo com os pais e responsáveis, muitos vieram acompanhar as crianças, e aqueles que não puderam estar presentes enviaram os cartões de vacina e autorizações. Isso é fundamental para que possamos atingir os índices de cobertura vacinal recomendados pelo Ministério da Saúde”, disse.
A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e Coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI), em parceria com a I Gerência Regional de Saúde (I Geres), da Secretaria Estadual de Saúde.
DIA D CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO:
A “Caravana do Zé Gotinha” marca o pontapé inicial para o Dia ‘D’ da Multivacinação, que será realizado no próximo dia 18 de outubro em todo o País. O objetivo será a atualização da caderneta de vacinação de menores de 15 anos. Durante a ação, todas as vacinas do Calendário Nacional 2025 estarão disponíveis, incluindo poliomielite e Covid-19.
Fotos: Renata Luna e Samara Vitória