Por Wagner Santos
Fortalecer o acolhimento, qualificar o atendimento e garantir mais sensibilidade nas respostas às mulheres vítimas de violência. Com esse propósito, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Executiva da Mulher, será sede, nesta quinta-feira (9), do Curso de Atualização sobre a Lei Maria da Penha, promovido pela Diretoria de Polícia da Mulher (DPMUL). A formação, voltada a delegados(as) e comissários(as) que atuam nos plantões da 5ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) do município, será realizada a partir das 8h, na sede da Secretaria Executiva da Mulher do Paulista.
A capacitação busca aprimorar o atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, promovendo atualizações técnicas, jurídicas e de acolhimento que tornem o serviço prestado nas delegacias ainda mais humanizado e eficiente.
O curso reforça o compromisso da Secretaria de Defesa Social (SDS) com a melhoria contínua dos fluxos de atendimento e com o fortalecimento da rede de proteção e acolhimento às mulheres pernambucanas. O evento contará com a presença da coordenadora da Regional Metropolitana da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Renata Espíndola, evidenciando a integração entre as políticas públicas estadual e municipal de enfrentamento à violência de gênero.
A secretária executiva da Mulher do Paulista, Fabrina Juliana, esteve reunida com a gestora da DPMUL, delegada Bruna Falcão, ocasião em que foram discutidas melhorias estruturais e operacionais na 5ª DEAM, com foco na ampliação da eficiência e da escuta qualificada no atendimento às vítimas.
“Temos trabalhado de forma integrada com os órgãos de segurança e com o Governo do Estado para fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra a mulher. Esse curso é mais uma iniciativa que reafirma nosso compromisso com o acolhimento, o cuidado e a garantia de direitos das mulheres paulistenses”, destacou Fabrina Juliana.
Idealizada pela DPMUL e realizada em parceria com a Secretaria Executiva da Mulher do Paulista, a iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a defesa dos direitos das mulheres e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência de gênero.
Fotos: Divulgação / SecMulher