Por Antonio Assis
A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação, alerta pais, responsáveis e estudantes sobre a necessidade da emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal. O documento é obrigatório para a realização da matrícula nas instituições de ensino da rede estadual em 2026.
De acordo com a Secretaria, a exigência segue normas do Governo do Estado, que adota o CPF como identificador único do estudante nos sistemas educacionais. O reforço dessa orientação é para que nenhum adolescente ou adulto fique impedido de dar continuidade aos seus estudos por falta de documentação.
A Secretaria de Educação lembra que, ao longo de todo o ano letivo, tem reforçado junto às famílias e estudantes a importância de providenciar o CPF, uma vez que o documento é essencial não apenas para a matrícula, mas também para garantir o acesso a diversos serviços e benefícios que exigem identificação oficial.
O CPF pode ser emitido de forma gratuita e online, por meio do site da Receita Federal: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp. Para menores de idade, é necessária a inserção dos dados do responsável legal.
A Prefeitura ressalta que as escolas municipais já estão orientando as famílias sobre os procedimentos, garantindo apoio e informações para que todos os estudantes estejam devidamente regularizados até o período de matrícula.