AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 04/10/2025 - Direitos Humanos/Cidadania
0:00
Paulista celebra diversidade com 11ª Parada e reforça ações de inclusão social

Por Priscila Silva

A cidade do Paulista recebeu neste sábado (4) a 11ª Parada da Diversidade, um evento marcado por celebração, resistência e luta por igualdade social. Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do município, além da Secretaria de Saúde, a parada reuniu as pessoas em um momento histórico para a população LGBTQIAPN+ do município.

Um dos destaques da ação foi a presença do CTA Itinerante (Centro de Testagem e Aconselhamento), que ofereceu serviços gratuitos de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, além de orientações sobre prevenção e cuidados com a saúde e distribuição de preservativos. A equipe da Secretaria de Saúde esteve mobilizada durante todo o evento, garantindo atendimento com respeito e acolhimento.

Entre as atrações culturais que agitaram o público estavam Banda Chama do Brega, Banda Tentações, DJ Shell e o artista Alan K, que trouxeram muita música, energia e representatividade para o palco da diversidade.

Para Kleber Pyrrho, superintendente de Direitos Humanos de Paulista, a parada representa muito mais do que um evento cultural. “Hoje é um momento de resistência, de inclusão, de equidade, de empoderamento da causa. Nenhum direito será violado por meio da sociedade, porque a Prefeitura trabalha com inclusão social”, afirmou Kleber.

O presidente do Grupo Homossexuais de Paulista (GHP), Vanildo Pereira, reforçou que o evento tem um caráter de reflexão e luta por direitos. “A nossa parada não é um carnaval fora de época. É um momento de pensar sobre tudo o que já conquistamos e o que ainda precisamos conquistar. A população LGBT é a que mais sofre com a violência no país, e é por isso que estamos nas ruas, cobrando das autoridades políticas públicas que garantam o nosso direito de viver com dignidade”, destacou. Ele lembrou ainda que a data marcou uma importante conquista: a implantação do Ambulatório LGBT Adriano Chaves, fruto de uma luta histórica do movimento no município.

Denilson da Cunha, gestor estadual da política LGBTQIAPN+ da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, também destacou a importância do evento. “Estamos aqui junto ao município, à população e aos movimentos sociais para reforçar que a diversidade precisa ser celebrada. Esse evento integra um calendário de ações dos meses de setembro e outubro, e mostra o comprometimento do governo estadual e da Prefeitura de Paulista com essa pauta”, ressaltou. 

Com uma forte presença popular e institucional, a Parada da Diversidade se consolida como uma das maiores manifestações pela igualdade no estado, reafirmando o compromisso de Paulista com os direitos humanos, a cidadania e o respeito à diversidade.

Fotos: Wagner Santos / SEI

Imagens Relacionadas