AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 04/10/2025 - Saúde
0:00
Prefeitura do Paulista realiza 3º Mutirão de Endoscopia na Prontoclínica Torres Galvão

Por Cátia Oliveira


Em uma ação que visa fortalecer a rede de saúde local, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, neste sábado (4), o 3º Mutirão de Endoscopia. Na ocasião, cerca de 31 pessoas foram atendidas no turno da manhã, na Prontoclínica Torres Galvão (PTG), localizada no centro da cidade. O mutirão de endoscopia é promovido pela Superintendência de Políticas Estratégicas em Saúde e pela Coordenação do Programa Saúde da Mulher. 


Iniciada em junho deste ano, a iniciativa, que passa a ser realizada uma vez por mês, sempre aos sábados, também tem o intuito de oferecer um atendimento humanizado, dando celeridade à alta demanda pelo serviço, que passa a ser disponibilizado à população de Paulista, que antes precisava se deslocar ao Recife para realizá-lo, a partir de encaminhamento municipal.


O mutirão é voltado para o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão aguardando o procedimento por meio da regulação do sistema de saúde do município.


Para a autônoma Mirele Maria de Melo, de 39 anos, a ação está sendo de grande relevância. Desde 2020, ela aguardava para fazer uma endoscopia, precisando recorrer à uma rede privada para realizá-lo Agora, teve a oportunidade de contar com o procedimento de maneira gratuita.   


“Desde 2020 que fiquei esperando para fazer uma endoscopia e não consegui. Precisei pagar para fazer em local particular, porque não tinha como esperar pois, realmente, estava com sintomas, Aí, há poucos meses, dei entrada, novamente, e agora consegui ser atendida. Está sendo muito bom, principalmente, para quem estava aguardando, há tanto tempo, uma oportunidade como essa”, ressaltou. 


A aposentada Josilene Rodrigues, de 62 anos, que aguardava na fila de atendimentos há três anos, celebrou a oferta do serviço que antes só era encontrado na rede particular, chegando a custar mais de R$ 400, de acordo com ela. “Agora, nessa nova gestão, foi tudo muito rápido e finalmente consegui. O médico da minha unidade de saúde solicitou o exame e, após o encaminhamento, me ligaram avisando da vaga para esse mutirão. Estou achando ótimo”, afirmou.     


Quem também aproveitou a oportunidade para realizar o exame foi o vigilante Iderval Guimarães da Silva, de 55 anos. “Comecei a procurar há pouco tempo, mas quando soube que aqui na PTG estavam fazendo o exame, foi rapidinho. Para mim, está sendo uma maravilha, uma experiência muito boa a gente ter um serviço desses, aqui por perto e em um sábado. Como trabalho de segunda a sexta, fica muito difícil vir durante a semana. E no dia de hoje, nesse horário, está perfeito para mim”, destacou. 


De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Alice Amaro, através deste mutirão, a Secretaria de Saúde do Paulista tem a oportunidade de ampliar o acesso aos exames e fortalecer o cuidado com a saúde dos munícipes, sobretudo pela importância deste exame para a avaliação do sistema digestivo. Ela ressaltou que um diagnóstico precoce identifica gastrites, úlceras, refluxo, infecções, sangramentos e até tumores em estágios iniciais, permitindo também detectar lesões antes que evoluam para doenças mais graves, como o câncer de estômago ou de esôfago. 


“Este é um procedimento de grande valor para o cuidado da saúde gastrointestinal, contribuindo tanto para o diagnóstico quanto para cura de doenças relacionadas ao aparelho digestivo. E os pacientes que tiverem encaminhamento para este exame, ressaltamos que procurem  o serviço de regulação do município”, explicou Alice Amaro.


Fotos: Beatriz Leite - SEI e
          Cátia Oliveira 


Imagens Relacionadas