Por Antonio Assis
A cidade do Paulista foi destaque na 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco, realizada nos dias 29 e 30 de setembro, no Hotel Casa Grande, em Gravatá. O encontro reuniu cerca de 400 participantes entre representantes do poder público e da sociedade civil e teve como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
A delegação do município contou com oito delegados eleitos na etapa municipal e teve apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, além da articulação do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (COMIP).
Ao final do evento, dois representantes de Paulista foram escolhidos para compor a comitiva pernambucana que seguirá para a Conferência Nacional, em Brasília (DF), no mês de dezembro: Joel Ferreira, diretor da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; e Lindalva Coutinho, integrante da sociedade civil e vice-presidente do COMIP.
Para Lindalva Coutinho, a conquista tem um significado especial. Representante do Bloco Lírico Sempre Feliz e do Grupo de Idosos Sempre Feliz, de Paratibe, ela falou da emoção em garantir uma das cinco vagas destinadas à Região Metropolitana do Recife (RMR).
“A conferência foi maravilhosa, com muito acolhimento e amor, Paulista mostrou sua força e conquistou essa vitória. Ser eleita foi uma emoção enorme, uma responsabilidade que assumo com orgulho. Quero dedicar os próximos 2 anos de muito trabalho para que o nosso município brilhe e conquiste sonhos que ainda não foram realizados”, afirmou.
Já Joel Ferreira, que representará o poder público, ressaltou a importância da confiança recebida e o compromisso em levar a voz de Paulista ao cenário nacional.
“Primeiramente quero agradecer à gestão municipal, em especial à secretária Amanda Rodrigues, pela confiança, e ao nosso superintendente Kléber Pyrrho, pelo incentivo constante. A conferência estadual foi um momento grandioso de debate e defesa da pessoa idosa. Ser eleito em primeiro lugar, em uma disputa que envolveu 13 municípios, é uma honra e uma responsabilidade. Vou trabalhar para que o serviço seja realmente voltado a Pernambuco, principalmente ao Paulista”, destacou.
A Conferência Estadual analisou e consolidou propostas vindas das conferências municipais, elegendo as que serão encaminhadas ao Governo Estadual e Federal. Além disso, definiu os delegados que irão representar Pernambuco na etapa nacional, que acontece de 16 a 19 de dezembro, em Brasília. Com a eleição de dois representantes, Paulista reforça sua atuação nas políticas públicas voltadas à pessoa idosa e ganha ainda mais voz no debate nacional sobre direitos, equidade e participação democrática.
A participação da cidade contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, e foi articulada pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa (COMIP).
A delegação de Paulista foi composta por Joel Ferreira (diretor da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos), Almir Pontes (coordenador da Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Saúde), Aldo Araújo (secretário do COMIP), Lindalva Coutinho (representante do Bloco Lírico Sempre Feliz), Lindomar Silva (CRAS 1 – Paratibe), Maria Célia da Costa (Saúde em Movimento), Maria José de Santana (grupo Poderosas do Janga) e Paulo de Lima (líder comunitário de Maranguape I).
Também participou da cerimônia de abertura, na condição de convidado, o presidente do COMIP, Clodoaldo Luna.