Por Antonio Assis
Na próxima sexta-feira (3), a partir das 8h, a Escola Municipal Jaime Gonçalves Bold, localizada na comunidade do Alto do Bigode, na Vila Torres Galvão, em Paulista, será palco da I Mostra do Pensamento Computacional. O evento marca a culminância de um projeto iniciado em junho e que envolveu estudantes do 5º ano em um processo de aprendizado inovador.
Ao longo dos últimos meses, os alunos participaram de uma oficina que explorou conceitos de programação, inovação e a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A proposta foi proporcionar uma imersão prática voltada para a construção de uma cidade sustentável, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas. O projeto é uma parceria de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a escola Jaime Gonçalves Bold.
Durante a experiência, os estudantes foram desafiados a pensar soluções e melhorias para a própria comunidade, transformando o conhecimento adquirido em projetos aplicáveis ao dia a dia.
A mostra reunirá as produções desenvolvidas pelos grupos, que refletem não apenas o aprendizado técnico, mas também a consciência cidadã e a responsabilidade social dos jovens participantes.
O evento promete evidenciar como a educação, aliada à tecnologia e ao pensamento inovador, pode ser uma ferramenta poderosa na formação de futuros protagonistas da transformação social.
Serviço
Evento: I Mostra do Pensamento Computacional
Local: Escola Municipal Jaime Bold, na Rua Presidente Marechal Hermes da Fonseca, 108 - Comunidade Alto do Bigode, Vila Torres Galvão.