Por Antonio Assis
Com o objetivo de alinhar estratégias e consolidar metas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação, realizou, nesta segunda-feira (29), uma formação com cerca de 120 professores que atuam nessa área, entre efetivos e contratados da rede municipal de ensino. O encontro ocorreu nos turnos da manhã e da tarde.
Durante a atividade, foram discutidos pontos fundamentais para o fortalecimento do serviço, como o preenchimento e atualizações do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), instrumento que orienta de forma mais detalhada o acompanhamento dos estudantes com deficiência, transtornos do desenvolvimento ou altas habilidades.
Outro tema tratado foi a proposição da formação em serviço dos Apoios Escolares. A proposta é que cada professor do AEE tenha momentos específicos em sua unidade de ensino para reunir os profissionais de apoio e promover estudos e atividades formativas, ampliando a integração e a qualidade do atendimento.
A formação também incluiu informações sobre o funcionamento do Censo Escolar e a contribuição do AEE nas avaliações externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
De acordo com a coordenação da atividade, a iniciativa busca não apenas alinhar processos, mas também garantir que todos os profissionais da área tenham instrumentos e orientações claras para assegurar um atendimento inclusivo e de qualidade aos estudantes da rede municipal.