Por Cátia Oliveira
A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde do município, realiza, a partir desta terça-feira (30), o primeiro encontro do projeto Conversa com Especialista. Promovida pela pela Superintendência da Atenção Especializada, a iniciativa contará com a participação do geriatra Arlindo Júnior, que irá dialogar com equipes formadas por médicos. O encontro acontece a partir das 13h30, no auditório do Centro Administrativo do Paulista, localizado na avenida Prefeito Geraldo Pinho, 222, em Maranguape I.
A ação faz parte do apoio matricial do Sistema Único de Saúde (SUS) - dinâmica colaborativa de trabalho que passa a ser incorporada pela saúde do município e visa aproximar profissionais de diferentes áreas, tanto da Atenção Básica, como da Atenção Especializada da rede de saúde do município. O projeto representa mais um passo importante para a qualificação da assistência médica à população, marcando o início de mais uma estratégia de atuação em Saúde.
“É um momento histórico para a nossa rede. Estamos inaugurando uma prática que vai melhorar o diálogo entre os serviços, fortalecer a integralidade e colocar o usuário no centro do cuidado. E, para os profissionais, o matriciamento representa um espaço de troca de saberes, aprendizado contínuo e apoio mútuo, evitando encaminhamentos desnecessários e reduzindo filas de espera”, destacou a diretora da Atenção Especializada, Kerolaine Paiva.
Paiva ressaltou ainda que o matriciamento, ferramenta essencial do SUS, além de buscar garantir uma maior integração entre equipes, visa ampliar a resolutividade dos serviços. Segundo ela, a proposta é que profissionais especializados apoiem as equipes de Atenção Básica com discussões de casos, capacitações e orientações técnicas, fortalecendo o cuidado integral e humanizado.
“Na prática, essa articulação significa que os usuários terão um acompanhamento mais qualificado, com planos terapêuticos compartilhados e maior segurança clínica”, explicou a diretora.
Com o início do matriciamento, Paulista avança na consolidação de uma rede de saúde mais organizada, colaborativa e capaz de responder de forma mais eficiente às necessidades da população.