AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 25/09/2025 - Cultura
0:00
Paulista sediará III Encontro de Juremeiros e Juremeiras com foco no combate ao racismo e intolerância religiosa

Como forma de fortalecer a luta contra o racismo estrutural e a intolerância religiosa, o Ecoparque das Paineiras, em Paulista, será palco, no próximo dia 28 de setembro, das 15h às 21h, do III Encontro de Juremeiros e Juremeiras da Cidade do Paulista e Região Metropolitana do Recife (RMR). O evento terá como tema “Zero Tolerância ao Racismo e à Intolerância Religiosa” e reunirá representantes das tradições afro-indígenas, autoridades, lideranças espirituais, artistas, pesquisadores, movimentos culturais e sociedade civil.


A iniciativa é promovida pelo Ponto de Cultura Movimento Sociocultural Manajé, em articulação com a sociedade civil organizada dos terreiros de Matrizes Afro-indígenas, e busca dar visibilidade às manifestações culturais e espirituais que historicamente sofrem discriminação. O encontro será um espaço de resistência, celebração da diversidade cultural e reafirmação da importância do respeito e da convivência harmônica entre diferentes manifestações.


A programação inclui rodas de conversa, palestras e vivências, além de uma feirinha de empreendedores locais, valorizando o protagonismo das comunidades tradicionais e incentivando a economia criativa. Entre os destaques está a mesa com Dra. Tatiane Pereira, advogada e presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/Paulista; Rômulo Bartolozzi, cantor, compositor e psicólogo do Instituto Cigano do Brasil; e Nathalia de Ogun, produtora cultural e especialista em história afro-brasileira.


O público também poderá prestigiar atrações culturais de forte expressão popular, como Pinga Côco e Côco Juremado (tradição nordestina), Afoxé Axé Sabá e Afoxé Oxalá Adé N'La (música e dança afro-brasileira), Grupo Recomeçando na Capoeira (roda e vivência), além de shows de Dálvia Fox, com o espetáculo Fogo de Dendê, e de Rômulo Bartolozzi, com música cigana.


O ponto alto da programação será a Gira Coletiva em Louvor à Jurema Sagrada, que reunirá representantes de terreiros da RMR, do interior de Pernambuco e da Paraíba, em um momento de profunda conexão espiritual e reverência às tradições ancestrais.


Mais do que uma celebração, o III Encontro de Juremeiros e Juremeiras reafirma o compromisso com a preservação das práticas tradicionais, o fortalecimento das identidades culturais e o combate ao racismo religioso, promovendo a valorização da diversidade. A entrada é gratuita e aberta ao público.


Imagens Relacionadas