Por Geraldo Moreira
A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil, segue aplicando técnicas de urbanismo tático nas vias da cidade. Nesta segunda-feira (22), a pista no entorno da Praça Agamenon Magalhães, no Centro, recebeu pintura no asfalto. O projeto, que combina baixo custo e alto impacto, tem como objetivo transformar a dinâmica urbana e tornar o Centro mais seguro, inclusivo e atrativo para pedestres, ciclistas e comerciantes.
De acordo com Hugo Ricardo, coordenador do projeto de urbanismo tático, a realidade da região central demanda mudanças estruturais.“O Centro de Paulista sofre com excesso de veículos, calçadas estreitas e uso desigual do espaço urbano. O urbanismo tático surge como estratégia de baixo custo e alto impacto para transformar o espaço com a participação cidadã”, explicou.
Entre as propostas do programa estão o Projeto Pintando Paulista, que prevê intervenções urbanas temporárias com pintura colorida de praças, alargamento de calçadas, delimitação de novas travessias e áreas de convivência. Também estão sendo instalados bancos, floreiras e totens educativos, além de ações de engajamento com escolas, artistas e comerciantes locais.
O monitoramento está sendo feito por meio de fotos aéreas, entrevistas e coleta de dados de uso do espaço, permitindo avaliação contínua para que as medidas temporárias possam se tornar permanentes.
A expectativa da gestão é que o projeto estimule o aumento do fluxo de pedestres, fortaleça o comércio local e reduza disputas pelo espaço urbano, consolidando Paulista como referência em mobilidade e inovação urbana na Região Metropolitana.
Fotos: Wagner Santos /SEI