Por Antonio Assis
Com a proposta de trabalhar o sistema monetário por meio de uma simulação de compra e venda, tornando o aprendizado mais dinâmico e próximo da realidade dos estudantes, a Escola Municipal João Pereira de Oliveira, localizada no bairro de Nossa Senhora da Conceição, realizou nesta terça-feira (16), uma atividade diferenciada de matemática com a turma do 3º ano A.
Na prática, os alunos assumiram papéis de vendedores e consumidores, utilizando valores fictícios para comercializar produtos como alimentos, doces e itens de limpeza. A iniciativa possibilitou que as crianças vivenciassem situações cotidianas, aprendendo sobre o sistema monetário, calcular valores envolvendo operações de adição, subtração, cálculo mental, resolução de problemas, além de desenvolver noções de organização financeira.
De acordo com a direção da escola, a ação teve como objetivo fortalecer o aprendizado matemático de forma lúdica, incentivando também habilidades sociais como cooperação, responsabilidade e comunicação.
A atividade despertou grande interesse entre os estudantes, que participaram com entusiasmo da simulação de mercado. Além de consolidar os conteúdos estudados em sala, a experiência proporcionou momentos de interação e aprendizado coletivo.