AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 17/09/2025 - Saúde
0:00
CAPS Tereza Noronha promove ação do Setembro Amarelo em Paulista


Por Wagner Santos


Com foco na valorização da vida e na prevenção ao suicídio, o CAPS Tereza Noronha, localizado no bairro do Janga, em Paulista, reuniu cerca de 60 pessoas entre pacientes e familiares em uma manhã de atividades especiais alusivas ao Setembro Amarelo. A programação foi organizada pela Secretaria de Saúde do município e combinou momentos de reflexão com práticas que reforçam o cuidado com a saúde mental.


O encontro teve início com uma palestra sobre a valorização da vida e os cuidados necessários para prevenir a ideação suicida. Em seguida, os participantes participaram de uma atividade física conduzida pelo programa Saúde em Movimento, com o professor Ivaldo Trindade. A ação teve como objetivo reforçar a importância da prática de exercícios para o bem-estar físico e mental.


Segundo a gerente clínica do CAPS Tereza Noronha, Laura Buarque, o evento foi planejado para ir além da discussão sobre o suicídio, colocando a vida como centro do trabalho desenvolvido. “A gente conseguiu atingir o objetivo principal, que era refletir sobre o Setembro Amarelo. Mais do que falar sobre o suicídio, buscamos enfatizar a vida como o mote principal do nosso enfrentamento”, destacou.


Laura também ressaltou o caráter terapêutico da atividade: “A prática física contribui para a saúde mental, pois libera substâncias como dopamina e serotonina, que proporcionam bem-estar e prazer. Ao trazer essa parceria com o Saúde em Movimento, pensamos em colaborar com o tratamento dos usuários e reforçar a cultura de que o exercício deve estar ligado ao cuidado terapêutico”, completou.


A psicóloga e técnica de referência do CAPS, Fátima Santos, reforçou a importância do trabalho contínuo realizado pela equipe multiprofissional ao longo do ano. “O Setembro Amarelo não poderia passar em branco, já que os casos de ideação suicida têm aumentado. Aqui no CAPS trabalhamos diariamente com prevenção, acolhimento de crises e atividades que resgatam a vontade de viver. Nosso objetivo é oferecer o melhor tratamento possível, de forma integral, para que cada pessoa tenha qualidade de vida e possa retomar sua rotina”, explicou.


O CAPS Tereza Noronha funciona com atendimento diário, oferecendo acolhimento, acompanhamento multiprofissional e ações que unem práticas terapêuticas, medicamentosas e socioeducativas, sempre com foco na valorização da vida.

Imagens Relacionadas