PAULISTA > Notícias > Troca de experiências com outras cidades é uma prática de gestão no Paulista

Administração | 02/09/2015

Troca de experiências com outras cidades é uma prática de gestão no Paulista

Projetos de governo exitosos em outros estados brasileiros, e até fora do País, têm pautado a atual gestão da Prefeitura do Paulista. Com bons resultados, ações em áreas distintas como Saúde, Infraestrutura, Meio Ambiente e Segurança Cidadã, entre outras, são vistas com bons olhos pelo executivo municipal. É prática comum que secretários de governo visitem outras regiões brasileiras para buscarem inspirações quando o assunto é melhor servir a população local.

Um bom exemplo isto é a implantação do programa Remédio em Casa, que é um sucesso em outros estados como São Paulo e Minas Gerais. Em Paulista, o programa promove a entregaa em domicílio de medicamentos para controle de pressão arterial, disfunção de colesterol e diabetes.

A Cidade das Chaminés também utilizou a técnica do “bagwall”, criada na Califórnia (EUA) para contenção do avanço do mar. Com o objetivo de conferir a eficiência do método, a gestão municipal visitou o estado do Ceará onde ele é utilizado e apresenta bons resultados. Ainda através de programas de parcerias, a orla do Paulista passou a contar com um trabalho de monitoramento das tartarugas marinhas, ação adotada  de forma pioneira pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.

Agora, a vez é da Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista se inspirar no trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Caruaru, no Agreste do Estado. No local, uma Central de Videomonitoramento auxilia no combate à violência na capital do Agreste. O conhecimento será utilizado na implantação do serviço no município do Paulista, dentro do recém-lançado programa Segurança Conectada.

O fluxo contrário, em que ideias criadas no município do Paulista são expandidas para outras cidades, também acontece. É o caso do projeto Maria da Penha vai às escolas – braço do programa Gênero e Educação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do município que foi serviu de inspiração para uma ação homônima na capital pernambucana.