A Prefeitura do Paulista promoveu, nesta segunda-feira (25), o Mutirão da Cidadania voltado à inclusão do Código Internacional de Doenças (CID) no Registro Geral (RG) de Pessoas com Deficiência (PCD). A ação aconteceu no Conjunto Beira-Mar, no Janga, e tem como objetivo garantir maior acesso e reconhecimento dos direitos desse público em áreas como saúde, educação e programas sociais.
A diretora da Pessoa com Deficiência, Maria Eduarda Lucena, destacou que a programação voltada às necessidades das pessoas com deficiência continua no dia 27, no Centro da cidade. “Realizaremos uma vivência no Centro do Paulista, indo às ruas para identificar os pontos que precisam de melhorias e avaliar as formas de acessibilidade que podem ser implantadas. Nosso objetivo é ampliar a visibilidade do tema e reforçar o compromisso do município com a acessibilidade e a inclusão”, explicou.
Moradora da comunidade, a dona de casa Maria Edilene, de 71 anos, levou a filha de 17 para realizar a inclusão do CID no documento. Ela ressaltou a importância da iniciativa perto de casa. “Eu moro aqui pertinho com minha filha, foi muito bom esse mutirão vir para cá. Já costumo frequentar o Centro de Convivência e, agora, conseguimos resolver mais essa questão aqui mesmo”, contou.
Fotos: Beatriz Leite / SEI