AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 22/08/2025 - Saúde
0:00
Colegiado de odontologia realiza capacitação para utilizar sistema E-SUS, com foco em novos Indicadores de qualidade do Ministério da Saúde


Por Cátia Oliveira

Na manhã da quinta-feira (21), a Secretaria de Saúde do Paulista, por meio da Superintendência de Saúde Bucal, promoveu uma capacitação com odontólogos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, durante a primeira reunião do colegiado de odontologia, no semestre. A iniciativa, realizada no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, em Maranguape I, visou discutir os novos indicadores de avaliação do Ministério da Saúde voltados à saúde bucal, e iniciar o treinamento no E-SUS. 


A plataforma eletrônica do Sistema Único de Saúde é voltada para coleta e tratamento de dados com foco no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), visando informatizar e qualificar a gestão da Atenção Primária à Saúde (APS). 


Na ocasião, Fabiana Ferraz, cirurgiã dentista da rede municipal de saúde, e também integrante do Conselho de Saúde do Paulista, ressaltou a importância do alinhamento entre os diversos profissionais que compõem a rede para a qualificação dos serviços a partir dos novos recursos de cofinanciamento do Governo Federal. “Quando a gente vem falando de novos repasses e novos financiamentos, a odontologia vem com financiamento à parte. E precisamos alinhar com a rede, a gestão e os servidores para conquistar os melhores resultados tanto em termos de atendimento como de acesso do cidadão aos serviços”, ressaltou.


De acordo com o superintendente de Saúde Bucal, Pedro Petribu, a partir da avaliação de sete novos indicadores a serem avaliados pelo ministério e da informatização a ser implementada com os prontuários, a partir do treinamento voltado ao E-SUS, a intenção é que o colegiado se reúna, mensalmente, para uma melhor avaliação a respeito de demandas, insumos e necessidades de cada território.


 “O colegiado tem a intenção de se reunir, mensalmente, a partir de agora, para que a gestão esteja cada vez mais próxima dos colaboradores e dos dentistas, para que consigamos alinhar o nosso atendimento, aumentar a produtividade nas unidades de ponta e orientar a gestão sobre controle de insumos, demandas a serem destacadas e a importância dos indicadores a serem trabalhados”, ressaltou Pedro Petribu.

Fotos: divulgação



Imagens Relacionadas