Por Wagner Santos
O município do Paulista participou, nesta quarta-feira (20), do congresso "Elas Governam - Lideranças femininas na gestão do orçamento e finanças públicas", um evento de grande relevância que reúne lideranças femininas de todo o país para discutir a gestão do orçamento e das finanças públicas. A secretária Executiva da Mulher de Paulista, Fabrina Juliana, representou o município no evento, que aconteceu em Campo Grande (MS), e foi promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
A participação da secretária ocorreu a pedido do prefeito do Paulista, Severino Ramos, reforçando o compromisso da gestão com a inclusão e o empoderamento das mulheres na esfera pública e na construção de políticas específicas.
O evento, que fez o lançamento oficial do projeto "Elas Governam", focou no papel essencial das mulheres na administração pública, principalmente na área econômica e orçamentária, destacando a importância de uma perspectiva de gênero na alocação de recursos e no planejamento de ações governamentais. O congresso contou com a presença de dezenas de gestoras das pastas de políticas para mulheres e finanças, incluindo prefeitas de vários estados como Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Piauí, São Paulo e Bahia.
Para a secretária Fabrina Juliana, representar o Paulista neste fórum foi um passo importante na nova construção política e representativa do município. “Foi uma honra representar Paulista no lançamento do projeto ‘Elas Governam’ da FNP. Este congresso foi uma oportunidade ímpar para trocar experiências e conhecimentos com gestoras de todo o país, alinhando nossos orçamentos e finanças para criar ações mais eficazes que fortaleçam as políticas de gênero em nossa cidade,” afirmou.
Ela ainda reforçou o compromisso da gestão. “Estamos aqui, a pedido do prefeito Severino Ramos, para garantir que as vozes das mulheres paulistenses ecoem na construção de um orçamento mais justo e sensível às nossas necessidades. Essa troca é fundamental para transformar boas ideias em projetos concretos que promovam a independência econômica e combatam a violência de gênero”, ressaltou Juliana.
A participação no "Elas Governam" é um passo estratégico para que a Secretaria da Mulher de Paulista se alinhe às inovações na gestão pública e importe para a cidade experiências de sucesso de outras localidades, sempre com o objetivo primordial de melhorar a vida das cidadãs.