Por Cátia Oliveira
Nos últimos dias 13 e 14 deste mês, Paulista marcou presença no Seminário Estadual de Vigilância Sanitária 2025, que trouxe como tema “Vigilância Sanitária, Inclusão Social e Construção da Cidadania”. Realizado em Gravatá, o encontro objetivou o fortalecimento das ações de vigilância sanitária como instrumento fundamental para a proteção da saúde pública em todo estado.
Entre os temas abordados, esteve a vigilância pós-mercado e o monitoramento de infecções em serviços de saúde, além de temáticas voltadas para tecnologia, com foco na importância da transição do modelo normativo - burocrático para um novo modelo com utilização de Inteligência artificial (IA), entre outras ferramentas da ciência de dados.
O seminário trouxe para discussão, também, o papel da vigilância sanitária no desenvolvimento econômico e social sustentável além de inclusivo, apresentando ainda a importância do complexo econômico-industrial da saúde. A inclusão sanitária na produção de alimentos como instrumento de equidade e segurança alimentar também integraram a pauta do evento.
Para a superintendente da Vigilância em Saúde do Paulista, Renata Albuquerque, a atividade funcionou como um relevante momento de troca de experiências, integração de equipes e alinhamento de ações.
“A participação do nosso município foi importante para atualizar informações e integrar os gestores e as equipes de vigilância sanitária daqui de Pernambuco, além de enxergarmos o diagnóstico situacional das vigilâncias no estado. Neste sentido, é possível ressaltar avanços como a inserção do uso da sistematização no processo de licenciamento dos estabelecimentos do município, o que não deixa de ser também um desafio tendo em vista se tratar de algo novo que exige atenção e aprimoramento da equipe”, destacou.
A atividade contou com a participação de especialistas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), além de membros do Ministério Público.
Fotos: Renata Albuquerque