AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

SSI Monitora Paulista
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 12/08/2025 - Direitos Humanos/Cidadania
0:00
Paulista  inicia o Seminário dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social

Por Geraldo Moreira


Em alusão ao Dia Nacional dos Direitos Humanos, celebrado nesta terça-feira (12), a Prefeitura do Paulista deu início ao Seminário dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Com o tema Fortalecendo as Políticas Públicas pelas Garantias dos Direitos”, o evento está sendo realizado no Bloco B do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), ao lado do Paulista North Way Shopping.

Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Paulista, a iniciativa tem como objetivo conscientizar servidores públicos e a sociedade civil sobre a importância do combate às diversas formas de violações de direitos. Entre os temas abordados estão o capacitismo, a LGBTQIAPN+fobia, o racismo, a intolerância religiosa e a discriminação social.

A programação conta com apresentações culturais, palestras, oficinas, rodas de conversa e o lançamento do Guia Municipal dos Direitos Humanos, documento que reúne orientações, serviços e informações voltadas à promoção e defesa dos direitos da população.

Durante a abertura do seminário, a secretária de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Amanda Rodrigues, recebeu o primeiro exemplar do Guia Municipal dos Direitos Humanos e destacou a importância da ação como ferramenta de mobilização social. “Este seminário é um espaço para fortalecer o diálogo e promover uma cultura de respeito aos direitos humanos em nossa cidade. Estamos reunindo diferentes setores para discutir políticas públicas efetivas e inclusivas”, afirmou Amanda Rodrigues.

Convidada especial do evento, a secretária executiva de Direitos Humanos do Estado, Gláucia Andrade, enalteceu a iniciativa do município. “Eventos como este são fundamentais para aproximar a população das políticas públicas e fortalecer a rede de proteção social. O município do Paulista está dando um passo importante na construção de uma sociedade mais justa”, declarou Glaucia Andrade.

O superintendente de Direitos Humanos do Paulista, Kléber Pyrrho, também reforçou o papel da Jornada na formação cidadã. “Nosso objetivo é sensibilizar, informar e, sobretudo, empoderar a população para que ela conheça seus direitos e saiba como reivindicá-los”, pontuou Pyrrho.

O Seminário marca a abertura oficial da Jornada dos Direitos Humanos 2025, que segue até o dia 10 de dezembro com uma série de ações e mobilizações em diversos pontos do município.



Fotos: Beatriz Leite / SEI

Imagens Relacionadas