Por Cátia Oliveira
Com o objetivo de levar serviços essenciais para comunidades que ainda não contam com cobertura de unidades de saúde, a Secretaria de Saúde do Paulista, por meio da Superintendência da Atenção Básica, levou nesta quarta-feira(6), das 8h30 às 16h, mais uma edição do “Mais Saúde para Você”, aos moradores da comunidade localizada no bairro do Nobre, na extensão da Rua Princesa Isabel.
Esta segunda edição da atividade, realizada na sede da Associação KF de Esporte, Educação e Cultura - Sombra do Onipotente, que contou ainda com ampla estrutura na área externa para oferta de serviços, ofereceu consultas médicas de clínica geral e psicologia, bem como vacinação humana e animal, exame citopatológico (preventivo) e atendimento com equipe multidisciplinar. Além disso, foram disponibilizadas à população, testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites, bem como verificação da pressão arterial e glicemia.
Para a aposentada Uzany Gomes dos Santos, de 66 anos, a ação trouxe uma grande contribuição frente às dificuldades em obter atendimento por conta do território ainda se encontrar numa área descoberta, em processo de remapeamento para a realização de regulação pelos órgãos de saúde.
“Achei ótimo estarem fazendo essa ação. Só tenho a agradecer. Vim à procura de psicólogo e clínico geral, pois preciso de encaminhamento para cardiologista e neurologista. Como aqui é área descoberta, é muito difícil atenderem a gente nos postos de saúde, pois a comunidade ainda não é cadastrada. Muitas vezes, acabo pagando uma clínica, em Maranguape I, para obter atendimento ou sigo para a policlínica Correia Mandu, em Maranguape II. Mas, de todo modo, lá é preciso informar o endereço residencial de algum parente ou conhecido, para poder ser atendida na unidade como moradora daquele bairro”, revelou Uzany.
Outra moradora da comunidade, a marisqueira aposentada Cícera Maria da Conceição Silva, 74 anos, também aproveitou os serviços do “Mais Saúde para Você", vacinando os pets enquanto aguardava sua consulta. “Vacinei meu gato e o cachorro com a antirrábica. Pra mim, está sendo uma benção essa ação, pois como estamos numa área descoberta, com muita dificuldade em sermos atendidas nos postos de saúde, aproveitei para me consultar com o clínico e fazer exames, aqui, na ação, porque minha glicose está alta, além das taxas um pouco alteradas” relatou Cícera.
Ações semanais
Para o superintendente da Atenção Básica em Saúde do Paulista, Anderson Nunes, estas ações cumprem uma função importante, enquanto o município realiza um remapeamento do território para melhor atender a população.
“Essas ações são feitas semanalmente em comunidades que não têm acesso aos serviços da chamada atenção básica em saúde, então estamos procurando chegar até eles enquanto fazemos um remapeamento do município, para que possamos colocar uma unidade de saúde em cada ponto sem cobertura” , explicou Nunes.
Segundo o vice-prefeito Felipe Andrade, esses mutirões são importantes por prestarem serviços essenciais a moradores que ainda não contam com acesso à saúde. “Trazer serviços de saúde para esta comunidade é algo muito importante porque é uma área totalmente descoberta, e eles não têm acesso a outro local em que possam ser atendidos. Então, é fundamental, viabilizar, mesmo que temporariamente, por alguns períodos, estes atendimentos, trazendo a saúde para cá”, declarou.
De acordo com o gestor, a ideia é retomar o diálogo com a Secretaria de Saúde para se estudar a melhor forma de prestar um atendimento efetivo à comunidade. “ A ideia é conversar com a secretária para que seja estudada a abertura do posto do Nobre para atender este pessoal”, concluiu.
A ação de atendimentos do “Mais Saúde para Você” segue nesta quinta-feira(6) para a comunidade do Tururu, no bairro do Janga, onde funcionará em unidade móvel das 8h30 às 16h. A primeira edição da atividade ocorreu no último domingo (3), das 7h às 13h, na Feira de Paratibe.
.