Por Cátia Oliveira
A Secretaria de Saúde do Paulista, por meio da Vigilância Sanitária, informa que, desde a segunda-feira (4), as solicitações de licenças sanitárias, tanto iniciais quanto renovações, devem ser realizadas por meio do endereço eletrônico https://paulista.aprova.com.br/home, não sendo mais necessário o atendimento presencial.
De acordo com Mônica Oliveira, diretora da Vigilância Sanitária do município, a modernização vai impactar na melhoria dos serviços. “A partir da informatização dos serviços da Vigilância Sanitária, através do sistema Aprova, os permissionários vão contar com mais agilidade e comodidade para enviar toda a documentação necessária on-line, o que vai facilitar na obtenção da Licença Sanitária”, explicou.
O usuário deverá acessar o sistema e fazer um cadastro. Após a análise documental, realizada pelos técnicos, será realizada a inspeção "in loco", e as licenças serão emitidas, através do sistema. Os processos poderão ser acompanhados a qualquer momento pelos solicitantes.
Inicialmente, o processo de informatização estava voltado para drogarias e farmácias. Com a adoção da plataforma digital, demais segmentos passaram a utilizar o sistema, incluindo alimentação, saúde, educação, entre outros que necessitam de licenciamento sanitário, que devem fazer a solicitação, agora, eletronicamente.
Canal para denúncias
A Vigilância Sanitária do Paulista passa a contar com um novo canal para recebimento de denúncias, que agora devem ser feitas pelo número de WhatsApp: (81) 99472-0225, substituindo o atendimento por e-mail. O número também está disponível para esclarecer dúvidas dos usuários, que podem denunciar irregularidades relacionadas à saúde, alimentos, produtos, serviços de beleza, higiene, entre outros.
Imagem: Freepik