Por Priscila Silva
A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), prorrogou até o dia 1º de agosto o prazo de inscrições para o processo eleitoral que definirá os representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) para o biênio 2025-2027. A seleção segue as diretrizes da Lei Municipal nº 4.331/2013, com suas alterações posteriores.
O edital nº 01/2025 prevê vagas destinadas a representantes de organizações populares e comunitárias, entidades ambientalistas, setor industrial, comércio e serviços, além de sindicatos e associações de produtores rurais. A nova convocação foi motivada pela vacância de algumas categorias no último processo, com o objetivo de ampliar a participação e assegurar maior representatividade na composição do Conselho.
As inscrições podem ser realizadas presencialmente na sede da SEMMA, localizada no Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, em Maranguape I, ou de forma remota, pelo site paulista.aprova.com.br ou pelo e-mail semma@paulista.pe.gov.br. A eleição será realizada no dia 22 de agosto, com participação das entidades devidamente habilitadas.
Órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa e de assessoramento, o CMMA é composto de forma paritária por representantes do poder público e da sociedade civil. A atuação dos conselheiros é voluntária e reconhecida como de relevante interesse público. O resultado final da eleição será publicado no dia 11 de agosto, no Diário Oficial dos Municípios, através do site da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).
Foto: Wagner Santos / SEI