AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

SSI Monitora Paulista
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 22/07/2025 - Saúde
0:00
Saúde do Paulista dá início, na Policlínica Josino Guerra, a conjunto de mutirões de atendimento a crianças com TEA


Por Cátia Oliveira


Com o objetivo de dar celeridade à fila de espera formada por crianças atípicas tanto para receber um diagnóstico como para seguir para tratamento, a Secretaria de Saúde do Paulista, por meio da Superintendência de Atenção Especializada, iniciou um conjunto de mutirões para atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autitsta (TEA). O pontapé inicial da ação, que contou com a participação da secretária de Saúde do município, Sônia Arruda, na tarde desta terça-feira (22), foi realizado na Policlínica Josino Guerra, localizada no bairro de Maranguape I. 


A dona de casa Ivanilda Barbosa Martins, de 45 anos, mãe de Maria Cecília, de 3 anos, felicitou a ação por retirar a filha de uma lista de espera que iniciou quando a menina ainda engatinhava. “Achei muito importante essa ação porque estamos aguardando há mais de dois anos a consulta de um psiquiatra e agora minha filha vai poder ser atendida”, ressaltou Ivanilda, explicando que, embora Maria Cecília contasse com tratamento de fonoaudiologia e fisioterapia, aguardava uma consulta psiquiátrica, que finalmente foi realizada.  


“Precisamos de atendimento porque está difícil, a gente luta pelo direito de nossas crianças e muitas vezes não somos contemplados, aí acabamos lutando só, com Deus nos dando força. Mas, com uma ação como essa, nos sentimos contemplados. Meu filho está sendo atendido no Criança Feliz e lá, a médica conseguiu encaixar ele aqui no mutirão, para vir se consultar com o psiquiatra”, afirmou o profissional autônomo Fabiano Josuel das Neves, de 43 anos, pai de Flávio Henrique, de 3 anos, diagnosticado com grau 3 de autismo. 


O pai de Flávio Henrique, na ocasião, também parabenizou os diversos atendimentos prestados. “A ação de hoje está sendo muito boa e, atualmente, estamos percebendo uma melhora nos atendimentos, o que é muito importante para nós que temos crianças autistas, pois elas  precisam de acompanhamento de muitos profissionais e a nossa responsabilidade é muito grande”, destacou Fabiano Josuel. 


“Identificamos uma fila de espera bastante extensa nos Centros de Reabilitação e, a partir dessa análise, percebemos que muitas crianças ainda não possuíam sequer um diagnóstico definido para algumas condições, entre elas o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante disso, iniciamos um processo de avaliação detalhada dessa fila, priorizando os casos mais urgentes, especialmente aqueles que demandam atendimento psiquiátrico”, explicou o superintendente da Atenção Especializada, Kenned Teixeira.


“O objetivo é podermos atender a um grupo grande de crianças oferecendo o diagnóstico com psiquiatras, além de uma equipe multidisciplinar. A partir dessa avaliação, estaremos direcionando esse público para os cuidados necessários, os que têm perfil para o CAPs infantil irão para lá; os que têm perfil para o Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Infantil Criança Feliz, irão para o Criança Feliz; as que precisam de ambulatório serão direcionados para o ambulatório, e assim as nossas crianças neurodivergentes receberão todo o apoio da gestão”, enfatizou a secretária de Saúde, Sônia Arruda. 


A secretária também destacou os esforços envidados pela gestão do prefeito Severino Ramos para promover melhoramentos. “Estamos capacitando, inclusive, nossos profissionais, já tivemos a capacitação em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA), estamos chamando psiquiatras e neurologistas da mais recente seleção simplificada que o prefeito Ramos autorizou, então o município está crescendo e a gestão buscando o melhor para a população e para a cidade”, concluiu a secretária.


Após o próximo mutirão na Policlínica Josino Guerra, previsto para a próxima terça-feira (29), a ação seguirá para as policlínicas José Correia Mandu, William Nascimento da Silva e, na sequência, para a Hélio Inácio.



Imagens Relacionadas