A Secretaria Executiva da Mulher do Paulista participou, nesta segunda-feira (21), da mesa redonda “Onde Você Guarda o Seu Racismo?”, promovida pela Secretaria Estadual da Mulher e realizada em seu auditório, no Recife. O evento faz parte da programação do Julho das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, que tem como objetivo debater o racismo estrutural e seu impacto, reafirmando o compromisso com o enfrentamento das desigualdades raciais e a promoção da equidade de gênero.
A mesa redonda contou com a participação de nomes de destaque, como a secretária estadual da Mulher, Juliana Gouveia, a advogada Aline Venâncio, a filósofa Ruhana Berg Araújo e a psicóloga Walkiria Alves. O grupo discutiu o racismo nas relações de afeto, o tokenismo e a falsa ideia de inclusão, além das diferenças entre injúria racial e racismo estrutural.
Segundo a secretária executiva da Mulher do Paulista, Fabrina Juliana, garantir a participação do município significa ampliar os espaços institucionais dedicados ao enfrentamento das desigualdades raciais. “É muito importante conversar sempre sobre como o preconceito estrutural está presente na nossa sociedade e, principalmente, sobre como ele impacta de verdade a vida das mulheres negras em suas diferentes realidades”, destacou.