AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

SSI Monitora Paulista
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 17/07/2025 - Políticas Sociais
0:00
Paulista inicia elaboração do 1º Plano Municipal de Políticas sobre Drogas

Por Taylinne Barret

A Prefeitura do Paulista segue avançando na construção de políticas públicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento às drogas no município. Na manhã desta quinta-feira (17), foi realizada a reunião inaugural para a elaboração do 1º Plano Municipal de Políticas sobre Drogas, que tem como objetivo nortear as diretrizes, metas e ações de combate ao uso e ao tráfico de entorpecentes, além de promover a conscientização e a assistência social. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Governo e Gabinete, no centro da cidade.

O evento reuniu representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paulista (COMCAP), dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), vereadores, secretarias municipais, instituições parceiras e membros da sociedade civil organizada.

A elaboração do plano será conduzida pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD/Paulista), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. O trabalho está sob a coordenação do secretário executivo da SEPOD, Cícero Delhany, e da secretária de Desenvolvimento Social, Amanda Rodrigues.

Durante a abertura, a secretária Amanda Rodrigues reafirmou o compromisso da gestão municipal com a pauta, ressaltando a importância de contar com o material para estruturar e planejar de forma eficaz o trabalho a ser desenvolvido.“Este plano é um documento técnico que orientará a construção de políticas integradas de prevenção, acolhimento, cuidado, redução de danos e reinserção social. Servirá como guia para fortalecer as iniciativas da Prefeitura, garantindo atendimento humanizado e promovendo a conscientização”, concluiu a secretária.

O plano municipal, válido de 2025 a 2040, será a base para o planejamento, a implementação e o acompanhamento das ações municipais voltadas ao enfrentamento ao uso e à dependência de substâncias psicoativas. Sua elaboração seguirá os princípios estabelecidos pela Lei Federal nº 11.343/2006, pela Lei Municipal nº 5.389/2025 e outras normativas pertinentes, garantindo ampla participação social e uma abordagem que mobilize os diversos setores envolvidos.

O secretário de Governo e Gabinete, Fabiano Santos, representou o prefeito Severino Ramos na cerimônia e parabenizou a construção do projeto. “A elaboração deste plano representa um marco histórico. É um compromisso da gestão do prefeito Ramos em cuidar da nossa gente, construindo alternativas para aqueles que enfrentam problemas decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas em nosso município”, destacou.

Fotos: Fabiano Alves/Secom e cortesia da SEPOD

Imagens Relacionadas