Por Renata Luna
Na manhã desta quinta-feira (3), a Prefeitura do Paulista realizou a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde. As informações foram apresentadas em audiência pública, no Plenário da Câmara de Vereadores da cidade, com os dados do primeiro quadrimestre de 2025.
A mesa foi composta pela vice-presidente da Câmara, vereadora Marcelly da Aquarela, que presidiu a sessão, além da 2ª secretária, Fernanda de Edinho, do vereador Nilson de Irmã Iolanda, da secretária municipal de Saúde, Sônia Arruda, e do superintendente de Atenção Especializada, Kenned Teixeira.
"A prestação de contas da Secretaria de Saúde do Paulista é fundamental, pois oferece transparência e embasamento para que os representantes públicos possam responder à população de forma responsável. Quando somos cobrados nas ruas, uma apresentação como essa nos dá argumentos concretos para defender nosso mandato e demonstrar que há uma gestão comprometida, com um prefeito e uma equipe técnica que trabalham pelo povo e pelo bem da cidade”, ressaltou a vice-presidente da Câmara, vereadora Marcelly da Aquarela.
"Acredito que a participação da população também é essencial nesse processo. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), por exemplo, que atuam diretamente como ponte entre a gestão e os serviços de saúde e a comunidade, são peças fundamentais para transmitir de forma clara tudo o que é apresentado. Por isso, momentos como este são fundamentais. Enquanto representante, reforço que não só nós, eleitos, devemos estar envolvidos, mas todos os atores sociais. A participação de todos é essencial para transformar, de forma positiva, nossa realidade”, disse a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários do Paulista (SINDACSPA- PE), Gleybsa Ramos.
“Estamos em um momento de organização da gestão, especialmente no que diz respeito às contas públicas, à distribuição dos recursos e às despesas, conforme os parâmetros estabelecidos pelo financiamento da Média e Alta Complexidade (MAC) e da Atenção Básica, que são repassados ao município. Outro ponto relevante é que o município tem cumprido com responsabilidade sua obrigação de aplicar o percentual mínimo exigido na área da saúde. Estamos dentro dos limites legais e das diretrizes estabelecidas para garantir uma assistência qualificada à população”, ressaltou a superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Saúde de Paulista, Gislaine Calado.
“Esta é uma prestação de contas voltada para apresentar à sociedade os gastos realizados no último quadrimestre, bem como as ações propostas, o que foi efetivamente executado e os resultados alcançados, não apenas em termos financeiros, mas também em relação à execução das políticas públicas de saúde. Nosso objetivo é sempre aprimorar os serviços e a qualidade da saúde no município. Agora, com o início do segundo semestre, temos mais dois quadrimestres pela frente e a expectativa é de que, a cada mês, nossos indicadores evoluam positivamente”, concluiu a secretária de Saúde do Paulista, Sônia Arruda.