Por Antonio Assis
Com foco na promoção da equidade e no fortalecimento da participação social da população idosa, a Prefeitura do Paulista realizou, na última quinta (26) e sexta-feira (27), a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Saúde do Paulista (FASUP), no bairro do Janga, reunindo representantes da sociedade civil, do poder público, profissionais da área e lideranças comunitárias.
Sob o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência teve como objetivo central a construção coletiva de propostas para políticas públicas que assegurem os direitos da pessoa idosa em sua integralidade, com foco na inclusão, respeito e dignidade.
A iniciativa foi promovida pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa (COMIP), em parceria com a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos.
Durante os dois dias de programação, os participantes se reuniram em mesas de debate, grupos de trabalho e plenárias, discutindo e elaborando propostas em torno de eixos como saúde, segurança, acessibilidade, combate à violência e participação cidadã.
Ao final da conferência, foram eleitos os delegados e delegadas que representarão o município na etapa estadual do processo. A escolha respeitou os critérios estabelecidos, assegurando uma representatividade justa e democrática. Foram eleitos cinco representantes da sociedade civil e três do poder público.
Na ocasião, a secretária de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Amanda Rodrigues, enfatizou a importância do evento como ferramenta de escuta e valorização da pessoa idosa. “Estamos aqui fazendo parte da Conferência da Pessoa Idosa, um espaço de escuta e, principalmente, de dignidade e respeito. A nossa população está envelhecendo, e isso não deve ser visto como um desafio, mas como uma oportunidade de criar, trazer e executar políticas públicas eficazes para esse público. É com muita honra que participamos desse momento transformador”, destacou a secretária.
O secretário de Gabinete e Governo, Fabiano Santos, também participou do encontro e reforçou o compromisso da gestão municipal com a pauta do envelhecimento ativo e digno. “Esta conferência reafirma o compromisso da Prefeitura do Paulista com a escuta ativa e a construção de políticas públicas voltadas para quem tanto contribuiu com a nossa sociedade. O envelhecimento deve ser sinônimo de respeito, participação e qualidade de vida. Estamos aqui para ouvir e, mais do que isso, agir com responsabilidade e sensibilidade”, explicou.
Para o presidente do COMIP, Clodoaldo Luna, o evento simboliza um marco no fortalecimento das ações voltadas à pessoa idosa no município. “Promovemos esta conferência com o objetivo de assegurar e ampliar os benefícios destinados à população idosa. Ficamos felizes com a expressiva participação e esperamos que as propostas aqui construídas se reflitam em políticas concretas. Agradecemos a todos que contribuíram para esse importante momento”, disse Clodoaldo.
Fotos: Thayane Santos/SECOM e
Aldo Araújo