AppBar Moderna
Webmail Mapa do site Transparência
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 12/05/2025 - Saúde
0:00
Paulista promove ações no mês da Luta Antimanicomial

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo uma série de atividades em alusão ao mês da Luta Antimanicomial. A programação tem como foco a conscientização sobre a importância do cuidado em liberdade e o respeito aos direitos das pessoas com sofrimento psíquico.


As ações acontecerão nos dias 13, 15 e 16 de maio, em três locais diferentes do município. No dia 13, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Tereza Noronha, na Rua Ferreiros, nº 95, bairro do Janga, recebe a programação a partir das 9h. Já no dia 15, será a vez do CAPS Infantil, localizado na Avenida Dr. José Cláudio Gueiros Leite, nº 4823, também no Janga. Encerrando a semana, no dia 16, as atividades serão realizadas no Ecoparque das Paineiras, no Centro da cidade, a partir das 9h.


A população poderá contar com diversos serviços gratuitos, como atendimento médico, exames com a unidade móvel de mamografia, aferição de pressão arterial, distribuição de kits de saúde bucal e práticas integrativas voltadas ao cuidado e ao bem-estar.


A secretária de Saúde do Paulista, Shisneyda Furtado, destaca a importância da iniciativa. “Estamos reafirmando nosso compromisso com uma política de saúde mental baseada no acolhimento, na escuta e na liberdade. A Luta Antimanicomial não é apenas simbólica, ela se materializa em ações como essas, que valorizam o cuidado humanizado e promovem a cidadania das pessoas com sofrimento mental”, afirmou.


A Luta Antimanicomial defende um modelo de atenção psicossocial que se opõe à lógica excludente dos antigos manicômios. A proposta é construir uma rede de cuidado que respeite a dignidade, os vínculos sociais e a autonomia dos usuários da saúde mental.

Imagens Relacionadas