Com o objetivo de valorizar e dar visibilidade aos povos originários, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos promoveu, nesta segunda-feira (28), um evento em homenagem ao Dia Nacional dos Povos Indígenas, celebrado anualmente em 19 de abril. A ação aconteceu no Centro Administrativo, em Maranguape I, e contou com a presença da comunidade indígena Fulni-ô, do município de Águas Belas, no Agreste pernambucano, que arrecadou alimentos e apresentou ao público suas tradições, cultura e costumes.
O representante do grupo Flishimayá, da comunidade Fulni-ô, Sikcy Lima, destacou a importância da iniciativa. "Queremos mostrar às pessoas que nossa cultura está viva. Muita gente pensa que estamos extintos, mas ainda estamos aqui, resistindo. A gestão do prefeito Severino Ramos foi a primeira que estendeu a mão para a gente. Venho aqui há 10, 15 anos, e nunca antes tinha sido visto", relatou.
A secretária de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, Amanda Rodrigues, também reforçou o compromisso da gestão em dar mais visibilidade aos povos indígenas. "Realizamos essa ação para que possamos, cada vez mais, valorizar essa parcela da sociedade, que é a nossa origem. Hoje, pudemos entender melhor a importância que eles atribuem à família — algo que também precisamos fortalecer. Durante a visita, conseguimos arrecadar alimentos, que serão levados para a comunidade com o apoio da nossa equipe", afirmou.
O Prefeito Severino Ramos também marcou presença no evento. "Quero agradecer aos indígenas de Pernambuco pela apresentação de hoje. Nosso município está empenhado em dar todo o apoio para esse grupo e para outros segmentos da sociedade. Estou muito contente e agrecido por poder ver uma apresentação tão contundente como essa", declarou.
Fotos: Fabiano Alves / Secom