Com o objetivo de conter a disseminação do vírus da raiva, a Prefeitura do Paulista realizou uma ação de vacinação antirrábica, neste sábado (26). A iniciativa, promovida pela Secretaria de Saúde, mobilizou postos fixos e volantes nos bairros do Janga, Pau Amarelo, Nossa Senhora do Ó, Conceição e Maria Farinha, com vacinação gratuita de cães e gatos.
A vacinação teve como foco a imunização de animais saudáveis a partir de três meses de idade. Já nos casos de cães e gatos doentes, em tratamento veterinário ou que tenham passado por cirurgia recentemente, é preciso que os tutores aguardem a recuperação total dos animais antes de os levarem para receber a dose da vacina.
Além das ações do fim de semana, a partir desta segunda-feira (28) será disponibilizado um ponto fixo para vacinação no Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, localizado na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, nº 222, no bairro de Maranguape I. O atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h30.
"Durante a ação de vacinação contra raiva animal, nossas equipes conseguiram vacinar 3.571 animais, sendo 2.613 cães e 958 gatos. É um número bastante expressivo. Isso mostra que de fato a população se sensibilizou e levou seu animal para ser vacinado. A ação ocorreu de forma tranquila, e as equipes estavam realmente bem integradas. Nós passamos nos postos e vimos que a população realmente estava participando. A gente agradece a participação dos donos dos pets", explicou a superintendente da Vigilância em Saúde de Paulista, Renata Albuquerque.
A secretária de Saúde do Paulista, Shisneyda Furtado, reforçou a importância da ação. "Estamos intensificando a vacinação para garantir a segurança de todos, principalmente nas áreas de maior risco. A adesão da população é fundamental para evitarmos a propagação do vírus e protegermos a saúde pública", destacou.