AppBar Moderna
Webmail Mapa do site Transparência
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 25/04/2025 - Políticas Sociais
0:00
Em visita a empresa alimentícia, Paulista promove apresentação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

Com a proposta que visa o cadastramento de famílias interessadas em acolher crianças e adolescentes através do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, a Prefeitura do Paulista realizou, nesta sexta-feira (25), uma importante apresentação na empresa Oasis (Turquesa), localizada no bairro de Paratibe.


O encontro,  foi uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, contou com a participação de colaboradores da empresa, que receberam informações detalhadas sobre o serviço e as condições necessárias para se tornarem famílias acolhedoras. A atividade tem como objetivo também engajar a sociedade e as empresas locais na missão de apoiar a infância e a adolescência em situações vulneráveis, ampliando a rede de acolhimento.


O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é uma medida temporária de proteção, que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes em lares de famílias acolhedoras cadastradas. O objetivo é oferecer um ambiente seguro e afetivo até que seja possível o retorno dessas crianças e adolescentes para suas famílias de origem, ou, caso isso não seja viável, encaminhá-los para a adoção. O serviço, além de selecionar e cadastrar as famílias acolhedoras, também realiza a capacitação, o acompanhamento dos acolhidos e o suporte contínuo às famílias de origem, garantindo um atendimento humanizado e especializado.


A secretária de Desenvolvimento Social, Amanda Rodrigues, destacou a importância da iniciativa e enfatizou que o público-alvo são crianças e adolescentes, incluindo aqueles com deficiência, que foram afastados de suas famílias devido a situações de abandono ou violação de direitos. “Nosso foco é garantir que essas crianças e adolescentes tenham uma oportunidade de viver em um ambiente familiar que possa oferecer a proteção e o cuidado que precisam, enquanto trabalhamos para resolver a situação de suas famílias de origem”, explicou.


Para ser uma família acolhedora, é necessário atender a critérios específicos, como disponibilidade afetiva, idade superior a 21 anos, residência em Paulista, boas condições de saúde física e mental, e a ausência de antecedentes criminais. Além disso, todos os membros da família devem concordar com a participação no serviço, que exige também uma convivência familiar estável, livre de dependência de substâncias entorpecentes. Importante destacar que as famílias acolhedoras não devem estar em processo de habilitação ou habilitadas no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).


O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é uma das ações da Prefeitura de Paulista para garantir a proteção integral das crianças e adolescentes, promovendo a convivência familiar e comunitária, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A atividade já conta com famílias em processo de seleção. A equipe realizou reuniões informativas (momento em que as famílias conhecem o funcionamento do serviço e tiram dúvidas). 


Os documentos entregues pelas famílias interessadas, estão sendo analisados (verificação dos critérios e da documentação exigida). Em seguida, as famílias passarão por entrevistas (conversas individuais para conhecer melhor o perfil), visitas domiciliares (avaliação do ambiente familiar), formação inicial (capacitação sobre o acolhimento familiar), devolutiva (retorno sobre a participação na seleção) e cadastramento (registro oficial como família acolhedora).


As famílias interessadas podem se informar através do email: safa.paulista.pe@gmail.com ou presencialmente, no Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, localizado na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, Maranguape I. De segunda-feira a sexta-feira das 9h às 16h.


Foto: Pixabay

Imagens Relacionadas