A Prefeitura do Paulista, representada pela equipe da Secretaria de Habitação participou, na manhã desta quarta-feira (16), da primeira audiência de conciliação envolvendo moradores do antigo Campo do Pouso, representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Defensoria Pública do Estado e da empresa Boeckmann, que reivindica judicialmente a posse de terrenos na localidade. A reunião aconteceu no Centro Administrativo do município, em Maranguape I e contou também com a presença de mais de 40 famílias convidadas.
A área em questão fica em parte na Rua 104 em Jardim Maranguape, trecho de estrada de barro, no entorno da Estrada da Luz, que interliga os bairros de Maranguape I e Maranguape II. De acordo com informações levantadas, algumas famílias vivem no local há cerca de 40 anos — ou seja, antes mesmo da aquisição do terreno pela empresa Boeckmann, que comprou a área em leilão judicial. O processo que envolve a disputa pela posse foi aberto após essa compra, por conta de entraves jurídicos relacionados à titularidade do terreno.
Durante a audiência, representantes do Ministério Público reforçaram o caráter conciliatório do encontro: “A finalidade aqui hoje não é expulsar ninguém das suas casas. O que queremos é negociar, tentar resolver e dar uma solução a esse problema”, afirmou o promotor de Justiça Luiz Eduardo. Um mapa da área reivindicada foi apresentado para que os moradores pudessem identificar se suas residências estão dentro do perímetro legalmente contestado.
O Município por sua vez, exerceu papel essencial na viabilização da audiência, promovendo não só a visita a essas famílias, como escuta ativa por meio da equipe de assistência social da Secretaria de habitação, produção de estudo técnico a fim de apresentar a realidade dessas famílias de forma individualizada ao poder judiciário. Foi também de responsabilidade da Secretaria de Habitação a promoção de toda logística necessária para que o encontro pudesse ser possível.
De acordo com o secretário de Habitação, Rodrigo Ferreira: “o mais importante é que cada morador foi de fato apresentado ao judiciário e isso trouxe um novo olhar humanizado à questão da moradia dessas pessoas”. Ainda de acordo com ele, o trabalho da secretaria consistiu em promover o que a gestão do Prefeito Severino Ramos tem buscado: Uma Paulista mais humana e atenta aos problemas de cada cidadão desta cidade.
Novas audiências devem ser realizadas com o compromisso de seguir ouvindo os moradores e buscando soluções conjuntas entre todas as partes envolvidas e o Município segue comprometido na resolução das demandas de moradia através da equipe técnica da Secretaria de Habitação.
Fotos: Alexei Joseph / Prefeitura do Paulista