Nos primeiros 100 dias de gestão, a Secretaria de Saúde de Paulista tem implementado uma série de iniciativas que visam melhorar a qualidade do atendimento à população, ampliar o acesso aos serviços e fortalecer a infraestrutura de saúde no município. Com um planejamento focado no bem-estar da comunidade, a pasta tem se empenhado em promover avanços importantes em diversas áreas, desde a capacitação de profissionais até a expansão dos serviços já existentes.
A Secretária de Saúde, Shisneyda Furtado, destacou a importância das ações realizadas e os desafios que ainda precisam ser enfrentados.
"Esses primeiros 100 dias de gestão foram apenas o começo de um trabalho que visa transformar a saúde de Paulista, tornando-a mais acessível, eficiente e humanizada. Cada ação, desde a capacitação dos nossos agentes de saúde até a implantação de novos serviços, foi pensada para atender de forma mais eficaz a população, especialmente nas áreas mais sensíveis como a saúde mental e os cuidados com as gestantes.
Entre as ações realizadas, um dos destaques foi o treinamento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para o novo modelo do Programa de Estratégia de Saúde da Família (PEC), com o objetivo de aprimorar o atendimento domiciliar e a integração das unidades de saúde com a comunidade. Além disso, a Secretaria iniciou um processo de requalificação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), como, Mirueira, Aurora e Jurandir Freire, visando modernizar as instalações e garantir um atendimento mais confortável e eficiente para os pacientes.
Em termos de ampliação de serviços, as UBS´s Nossa Prata, Mirueira, João Abimael, por exemplo, passaram a contar com um horário de atendimento estendido, permitindo que mais pessoas possam acessar o serviço de saúde em horários mais flexíveis. A implantação da Urgência Odontológica na Policlínica Torres Galvão, (PTG) também é uma novidade importante, oferecendo atendimento emergencial para problemas dentários, que muitas vezes exigem cuidados imediatos.
Outro avanço significativo foi a implantação do ambulatório para atendimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Policlínica Hélio Inácio, uma medida que visa garantir um atendimento especializado para essa parcela da população, com foco em terapias e acompanhamento contínuo.
A retomada das cirurgias de pequeno porte também na PTG, tem sido uma ação aguardada, permitindo que pacientes que necessitam de procedimentos cirúrgicos simples possam realizá-los de forma mais rápida e eficiente, evitando a sobrecarga das unidades de saúde e melhorando o fluxo de atendimento.
A Secretaria de Saúde também se destacou com o lançamento de programas voltados para a saúde preventiva, como o Pilates para gestantes, que busca promover o bem-estar físico e emocional das futuras mães, e a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que já está em andamento para proteger a população contra as complicações respiratórias causadas pelo vírus.
Além disso, ações de busca ativa de adolescentes não vacinados contra o HPV (15 a 19 anos) estão sendo realizadas, com o objetivo de reduzir as taxas de infecção e câncer associados ao vírus.