A Prefeitura do Paulista ampliou o uso da plataforma digital Aprova em trâmites burocráticos do município. O sistema busca automatizar 100% dos processos administrativos da cidade, substituindo os papéis pela plataforma eletrônica, representando um avanço significativo na agilidade, transparência e controle de documentos públicos. O lançamento dos novos serviços aconteceu nesta quinta-feira (10), no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), no Centro.
No encontro, foram apresentados para os servidores de toda prefeitura os novos serviços que serão automatizados pela plataforma, entre eles todos os ofícios será tramitado de forma 100% digital
Para o secretário executivo de Ciência e Tecnologia, Thiago Andrade, a iniciativa representa uma verdadeira transformação na gestão pública do município. “Queremos evitar as tulhas de papéis que ficavam acumuladas, perdidas, dificultando a vida do servidor e da população. A ideia é zerar esse uso. Queremos entregar um serviço mais célere e uma cidade mais sustentável”, explicou.
Com a implantação do serviço, Paulista se junta aos mais de 120 municípios brasileiros que utilizam a Aprova para tornar os serviços públicos mais eficientes. De acordo com a consultora de implantação da Aprova, Natacha Santoni, o trabalho de integração com a prefeitura teve início em janeiro deste ano e que a adesão total dos serviços está em fase final.
“Conseguimos agora englobar todas as secretarias. O foco é eliminar qualquer trâmite que ainda dependa de papel. Isso gera economia com insumos e deslocamentos, além de facilitar a vida do cidadão, que poderá solicitar tudo diretamente de casa”, explicou.
Santoni também informou que a prefeitura passará por um período de adaptação, durante o qual alguns processos funcionarão de forma híbrida (digital e manual). No entanto, a meta é que, em breve, todos os procedimentos sejam 100% digitais.
O secretário de Governo e Gabinete, Fabiano Santos, também esteve presente no lançamento. “É gratificante ver o quanto Paulista avançou. Quando iniciamos a gestão, praticamente nada era informatizado. Implantar essa mudança foi um grande desafio, e fico muito feliz em ver que conseguimos superar e fazer dar certo”, destacou.
Presente no evento, o vice-prefeito Felipe Andrade parabenizou a equipe pelo avanço e reforçou o compromisso da gestão com a modernização dos serviços. “Temos um governo que é humanizado, mas também digitalizado. A digitalização é essencial para tornar os processos mais ágeis, eficientes e transparentes. É um passo importante para termos um município atualizado, mais próximo do cidadão e preparado para os desafios do futuro”, afirmou.
Para utilizar o sistema é preciso acessar o site e fazer o cadastro gratuito em https://aprova.com.br/login. Em caso de dúvidas na utilização, o usuário deve recorrer ao suporte técnico da própria plataforma, que funciona em horário comercial.
Fotos: Fabiano Alves / Secom