Todas as quintas-feiras, a Policlínica Josino Guerra, localizada na Praça Emílio Russel, em Maranguape I, se transforma em um espaço de acolhimento e bem-estar para pacientes que buscam atendimento na unidade. Por meio do Projeto "Chá Terapia", promovido pela Secretaria de Saúde do Paulista, os usuários têm acesso a ações que visam reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida.
Entre as atividades oferecidas estão sessões de massagem, auriculoterapia chinesa e rodas de conversa. Segundo Luciana Albuquerque, coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde do município, o projeto é direcionado especialmente a pacientes reumatológicos. “Eles recebem um tratamento que tem como benefício analgesia, ação anti-inflamatória, efeito relaxante e calmante, aceleração do emagrecimento, combate à ansiedade, entre mais de 200 efeitos positivos para o corpo”, explicou.
A iniciativa tem recebido aprovação dos pacientes atendidos. É o caso de Sônia Maria, de 53 anos, que relata melhora significativa em sua rotina desde que começou a participar das sessões. “Essa iniciativa da Prefeitura do Paulista foi ótima. Antes eu vivia tomando remédio por conta de dores, mas depois que comecei a fazer esse tratamento, diminuiu e muito as dores e voltei a fazer meus trabalhos domésticos em casa”, contou.
O atendimento é totalmente gratuito e acontece todas as quintas-feiras, a partir das 8h. Para participar, não é necessário agendamento prévio, basta que o paciente compareça à unidade e manifeste o interesse em integrar as atividades. A proposta é justamente ampliar o acesso a práticas integrativas que promovem o alívio da dor de forma natural, oferecendo uma alternativa complementar ao uso de medicamentos.
Fotos: Juan Marvin / SECOM