Mulher | 20/02/2025
Encerramento do Workshop de Maquiagem Carnavalesca em Paulista marca avanço na capacitação de mulheres
Evento foi uma parceria entre a Secretaria Executiva da Mulher do município e a ONG Maria Joana
Compartilhe esta notícia:

Na tarde desta terça-feira (20), chegou ao fim o Workshop de Maquiagem Carnavalesca, uma iniciativa realizada por meio da parceria entre a Secretaria Executiva da Mulher do Paulista e a ONG Maria Joana. Com uma carga horária total de 15 horas, o curso aconteceu no Centro da Mulher Empreendedora, na Praça João Pessoa, no Centro, proporcionando capacitação e novas oportunidades.
O curso ofereceu a dezenas de mulheres da cidade a oportunidade de desenvolver habilidades na área da maquiagem artística, possibilitando novas oportunidades de renda. Ao término da formação, as participantes foram contempladas com um certificado de conclusão.
De acordo com a secretária executiva da Mulher, Fabrina Juliana, o workshop proporcionou às mulheres não apenas aprendizado, mas também uma ferramenta para sua autonomia financeira. "Estamos muito felizes com o sucesso do curso. A parceria com a ONG Maria Joana e a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos reforça nosso compromisso em criar oportunidades e fortalecer o empreendedorismo feminino em Paulista”, afirmou.
Na ocasião, Fabrina também destacou que a independência financeira é um fator essencial para que muitas mulheres consigam sair de relacionamentos abusivos. “Muitas vezes, a dependência não é apenas emocional, mas também financeira. Ao promovermos iniciativas como essa, ajudamos essas mulheres a romperem ciclos de violência e conquistarem dignidade e estabilidade”, completou.
Durante o evento, a secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Amanda Rodrigues, ressaltou a importância da parceria entre as pastas municipais e iniciativas voltadas para a formação das mulheres, com ênfase naquelas em situação de vulnerabilidade social. “Estou bem engajada em fazer esse tipo de parceria porque acho que é muito importante capacitarmos mulheres que não têm oportunidades de trabalho. Assim, elas podem se inserir no mercado de trabalho e conquistar independência financeira”, afirmou.
Valdir Junior, representante da ONG Maria Joana, enfatizou o impacto da integração com o poder público na ampliação do atendimento às mulheres. “Nosso objetivo é trazer o público feminino, incluindo vítimas de violência e mulheres em tratamento de doenças, para oportunidades de empreendedorismo. Isso não apenas gera renda, mas também possibilita que elas sustentem suas famílias e mudem suas realidades”, ressaltou.
A ONG Maria Joana, que foi parceira na realização do evento, tem atuação estadual e é reconhecida como utilidade pública municipal. Embora sua sede esteja localizada no bairro de Paratibe, em Paulista, a organização presta assistência a diversos públicos, desde crianças até idosos, reforçando sua missão de defesa dos direitos humanos.
Fotos: Taylinne Barret / SEI
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo