Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Saúde do Paulista promove palestra sobre prevenção e conscientização do Fevereiro Roxo

Saúde | 20/02/2025

Saúde do Paulista promove palestra sobre prevenção e conscientização do Fevereiro Roxo

Ação aconteceu na Policlínica Josino Guerra, em Maranguape I

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria de Saúde do Paulista promoveu, na manhã desta quinta-feira (20), uma palestra sobre prevenção e conscientização no contexto do Fevereiro Roxo, campanha dedicada ao lúpus, Alzheimer e fibromialgia. Realizado na Policlínica Josino Guerra, em Maranguape I, o evento reuniu profissionais de saúde e a comunidade para destacar a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com essas doenças. Além de alertar sobre a prevenção, a iniciativa também ofereceu suporte e orientações para aqueles que já convivem com essas condições. A palestra contou com a participação da presidente da Associação Pernambucana de Fibromialgia, Érica Castro.

A secretária de Saúde do município, Shisneyda Furtado, destacou que a inclusão da fibromialgia na rede de atenção do município está em análise, juntamente com outras doenças, dentro da estratégia de saúde pública. “Nosso objetivo é acolher essas pessoas que enfrentam dores intensas diariamente e garantir que possam viver com dignidade. Enquanto gestão, temos o compromisso de oferecer suporte adequado para melhorar a qualidade de vida desses pacientes”, afirmou.

Durante o evento, o representante da Associação Pernambucana Minha Dor Tem Pressa, Jadson Nunes, destacou a importância da luta pelo reconhecimento da fibromialgia como deficiência e celebrou os avanços já alcançados no município. "Os portadores já possuem a carteira, que garante prioridade nos atendimentos em unidades públicas e privadas em nível estadual, emitida pela Secretaria Estadual, além da carteira municipal. Fomos pioneiros em Pernambuco ao implementar a Carteira do Portador de Fibromialgia aqui em Paulista, por meio de uma Lei Municipal", afirmou.

Além das discussões sobre políticas públicas, a palestra contou com um café da manhã, além de chá terapia, massagens terapêuticas e práticas integrativas, proporcionando um momento de acolhimento e troca de experiências entre os portadores da condição.


Imagens:

Compartilhe: