Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Paulista fortalece políticas de igualdade racial em reunião com secretários municipais

Mulher | 13/02/2025

Paulista fortalece políticas de igualdade racial em reunião com secretários municipais

Encontro discutiu iniciativas para combate ao racismo, promoção da cultura negra e incentivo ao empreendedorismo feminino

Compartilhe esta notícia:


Representantes do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Paulista (CMPPIR) se reuniram, nesta quarta-feira (12), com secretários municipais para discutir políticas públicas voltadas à população negra e de combate à violência contra as mulheres.


A secretária executiva da Mulher, Fabrina Juliana, se reuniu com os membros do CMPPIR no Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, em Maranguape I, onde foram apresentados projetos voltados ao combate à violência contra as mulheres, além de iniciativas de capacitação e formação profissional com foco no empreendedorismo feminino.


“Nosso objetivo é oferecer atendimento especializado às mulheres, levando oficinas e cursos de formação para comunidades, incluindo povos tradicionais. Assim, fortalecemos o acesso à independência financeira e ao empoderamento feminino”, destacou Fabrina.


Já o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude, José Ronaldo, recebeu os membros do CMPPIR, no Clube Municipal do Nobre, para tratar de iniciativas que incentivem a juventude negra ampliando o combate ao racismo e à intolerância religiosa por meio do esporte e da cultura.


Entre as propostas discutidas, destacam-se a recuperação de espaços públicos, a criação de torneios esportivos que aumentem a representatividade, o fortalecimento de esportes radicais como skate, BMX e breaking, além de eventos para valorização da cultura hip-hop. “O esporte e a cultura são ferramentas essenciais para transformar vidas e garantir equidade racial. Queremos ampliar essas oportunidades para os jovens do Paulista”, afirmou José Ronaldo.


Durante o encontro, também foi debatida a criação de um canal de denúncias contra práticas racistas, além de campanhas educativas e formações específicas para atletas sobre equidade racial e direitos da juventude negra. Ao final, ficou acordada a criação de um grupo de trabalho para aprofundamento das políticas públicas voltadas à população negra.


Participaram da reunião a presidente do CMPPIR, Rhayanne Almeida (Marcha Mundial das Mulheres), os conselheiros Arlindo Luna e Francisco Assis (Movimento Manaje), além das conselheiras Edinalda Santos (Coletivo de Entidades Negras), Sulamita Santana (Cabocla Delícias) e Tatiane Pereira (Terreiro das Palmeiras). O secretário do CMPPIR, Aldo Araújo, também esteve presente.


Fotos: Cortesia



Imagens:

Compartilhe: