Políticas Sociais | 13/02/2025
Prefeitura e Ministério Público alinham estratégias para fortalecimento da política sobre drogas em Paulista
A reunião marca um passo importante no enfrentamento dessa questão
Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD), promoveu, nesta quinta-feira (13), uma reunião com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para alinhar estratégias de combate e prevenção ao uso de substâncias ilícitas na cidade. O encontro aconteceu na sede da promotoria em Paulista e contou com a participação de representantes do poder público.
Entre os principais temas debatidos, destacam-se a criação e implantação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, a elaboração do Plano Municipal de Políticas sobre Drogas e o encaminhamento das propostas ao Poder Executivo e Legislativo para aprovação e sanção do prefeito Severino Ramos de Santana.
O secretário da SEPOD, Cícero Delhany, ressaltou que o município está iniciando um trabalho do zero, o que exige planejamento estratégico para garantir ações eficazes. "Estamos construindo um caminho sólido para alcançar nossos objetivos. O enfrentamento ao uso de drogas precisa ser tratado de forma integrada, envolvendo diferentes esferas da sociedade", afirmou.
Durante a reunião, as promotoras de Justiça Dra. Rafaela Melo e Dra. Kamila Guerra enfatizaram a necessidade de fortalecer ações educativas e preventivas. Entre as medidas sugeridas estão a realização de blitz educativas, palestras em escolas, associações comunitárias e empresas, além de atividades com entidades do terceiro setor. "É fundamental criar uma nova política que não apenas combata, mas previna e eduque a população sobre os riscos do uso de substâncias psicoativas", pontuou Rafaela.
A reunião marca um passo importante na construção de uma política pública efetiva voltada para o enfrentamento dessa questão, com foco na prevenção, assistência e reinserção social.
O encontro contou ainda com a participação da diretora da SEPOD, Dra. Heleny Costa, e do auxiliar da secretaria, Deivison Marques.
Após a reunião no MPPE, a equipe da SEPOD seguiu para um encontro com o juiz da 2ª Vara Criminal de Paulista, Dr. Cícero Eugênio. O magistrado, que tem vasta experiência na cidade, reforçou a importância da iniciativa e destacou que o Judiciário está à disposição para contribuir com as ações de combate e prevenção ao uso de drogas no município.
A reunião marca um passo importante na construção de uma política pública efetiva voltada para o enfrentamento dessa questão, com foco na prevenção, assistência e reinserção social.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo