Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Dezembro Vermelho: Paulista reforça ações de combate e conscientização sobre o HIV

Saúde | 03/12/2024

Dezembro Vermelho: Paulista reforça ações de combate e conscientização sobre o HIV

Campanha promove testagem rápida, ações educativas e assistência multiprofissional

Compartilhe esta notícia:


O Dezembro Vermelho marca o mês de conscientização sobre a prevenção e o enfrentamento ao HIV, destacando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento oportuno. Em Paulista, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realiza testes rápidos de HIV às segundas, terças e quintas, no período da manhã, das 8h ao meio-dia.


Quando detectado um caso positivo, o paciente é acolhido imediatamente no Serviço de Assistência Especializada (SAE), onde recebe acompanhamento multiprofissional, envolvendo médico infectologista, enfermeira, psicóloga, farmacêutica e assistente social.



Como última ação deste ano, o município preparou uma série de ações para reforçar a campanha: no último dia primeiro de dezembro houve testagem rápida, distribuição de insumos de prevenção e material informativo na Praça da Liberdade, em frente ao Mercado Público de Paratibe. No dia 2, aconteceu um encontro educativo com alunos da Escola Estadual Nelson Ferreira, com ampla participação e engajamento dos jovens. No próximo dia 6 será realizada uma ação noturna de conscientização na Orla do Janga. No dia 9, haverá uma atividade educativa em uma escola municipal no período da noite. No dia 13, ocorrerá uma nova ação de testagem rápida pela manhã, na Rua Siqueira Campos, no Centro. Dia 19, acontece o encontro da coordenação da política de saúde com enfermeiros da rede municipal, para alinhar estratégias e reforçar a integração nos cuidados aos pacientes.


O Dezembro Vermelho é um lembrete da luta diária das pessoas que vivem com HIV e uma oportunidade para sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado e da inclusão. As iniciativas do município buscam não apenas oferecer assistência de qualidade, mas também promover a conscientização sobre a prevenção, ajudando a combater o estigma e garantir uma vida digna para todos.



Foto: Cortesia


Imagens:

Compartilhe: