Saúde | 24/05/2024
Saúde do Paulista inicia vacinação contra subvariante XBB Covid-19
Imunização atende o público prioritário definido pelo Ministério da Saúde
Compartilhe esta notícia:
A Secretaria de Saúde do Paulista, através da Coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI), deu início à vacinação contra a nova subvariante da Covid-19 através da vacina Covid-19-RNAm, Moderna, cepa ômicron XBB.1.5 (Spikevax). Segundo a Secretaria de Saúde do município, esta etapa contempla as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, além de pessoas que integram os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Além dos grupos prioritários, também poderão tomar a vacina pessoas que não receberam nenhuma dose contra a Covid-19.
A aplicação do imunizante contra a Covid-19, a partir desta estratégia, acontecerá em todas as unidades de saúde do município, com exceção das vacinas Pfizer Baby e Pfizer Pediátrica, que permanecem sendo ofertadas conforme o cronograma de dias e locais específicos.
Confira o público atendido pela nova etapa da vacinação:
Crianças de 6 meses a 5 anos incompletos;
Pessoas com 60 anos ou mais;
Indígenas;
Quilombolas;
Gestantes e puérperas;
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores;
Pessoas com deficiência permanente;
Trabalhadores da saúde;
Pessoas imunocomprometidas;
Funcionários do sistema prisional;
Pessoas com comorbidades;
Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
Pessoas privadas de liberdade;
Pessoas em situação de rua.
De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, pessoas a partir de 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e nunca foram vacinadas, deverão receber o esquema primário de três doses de vacinas Covid-19, monovalente XBB, da fabricante Moderna.
Já as pessoas imunocomprometidas que estão com o esquema de vacinação incompleto, deverão completar o esquema de três doses com o imunizante disponível e dose para a idade.
Para a comprovação do status de imunocomprometido, será possível a apresentação de medicamentos em uso ou resultado de exames ou receitas médicas ou relatórios/declarações médicas ou qualquer outro documento que evidencie a situação do indivíduo.
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil