Saúde | 24/05/2024
Saúde do Paulista realiza última ação do mês da luta antimanicomial
Evento vai contar com distribuição de panfletos e colagem de cartazes explicativos nas ruas do Janga
Compartilhe esta notícia:
Para encerrar o mês de maio, que lembra a Luta Antimanicomial, a Rede de Saúde Mental do Paulista, através da Superintendência de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, realiza a última ação do mês com distribuição de panfletos e colagem de cartazes explicativos sobre o tema.
A ação acontece na terça (28) às 14h e quinta-feira (30/05) das 9h às 14h, contando com um grupo de 15 pessoas, que irão circular nas proximidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Tereza Noronha, no bairro do Janga. Além da distribuição de panfletos e colagem de cartazes divulgando a luta antimanicomial, o grupo vai colher informações sobre a pessoa que dá nome ao CAPS - Tereza Noronha e explicar a importância dela na luta pelo fechamento dos manicômios no estado.
Um levantamento feito por pesquisadores traz informações de que Tereza Noronha era uma mulher, negra, médica psiquiatra sendo uma das pioneiras no processo de desinstitucionalização no estado de Pernambuco, colaborando ativamente na luta por uma sociedade sem manicômios.