Saúde | 15/05/2024
Saúde do Paulista participa de evento pela Luta Antimanicomial
O mês de maio é marcado pela luta, sendo comemorada em repartições públicas de saúde país afora no dia 18/05
Compartilhe esta notícia:
A Secretaria de Saúde do Paulista participa, nesta sexta-feira (17/05), de uma passeata em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, através de convite realizado pelo projeto Libertando Subjetividades. A concentração será no Parque 13 de Maio, no Recife, às 13h.
A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações e novas práticas através do movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, inclusive o surgimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). A rede de Saúde Mental do Paulista, através da Superintendência de Atenção Especializada, ofertará uma programação durante todo o mês de maio nas unidades dos CAPs do município.
Em 1978, através de denúncias realizadas à Divisão Nacional de Saúde Mental (Dinsam), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, foram expostas as condições degradantes e subumanas as quais eram submetidos pacientes na maioria dos hospitais psiquiátricos do país. O movimento, iniciado em plena ditadura militar, acarretou a demissão da maioria dos denunciantes.
Já em 1979, foi criado o Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM) e em 1987, o movimento antimanicomial. O projeto de reforma psiquiátrica foi apresentado pelo então deputado Paulo Delgado (MG), em 1989. O texto foi aprovado após 12 anos, e então sancionado como Lei nº 10.216/2001, conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, Lei Antimanicomial e Lei Paulo Delgado.
Confira abaixo a programação do mês da Luta Antimanicomial dos CAPs do município:
CAPS/AD
16/05 e 17/05: Momento de arteterapia para confecção de cartazes para a passeata;
CAPS Tereza Noronha
14/05: Atividades culturais às 14h;
15/05: Mesa de diálogo e confecção de cartazes para a passeata;
CAPS Infanto-Juvenil
23/05: Mostra cultural às 13h